Projeto Soletrando premia vencedores da Rede Municipal
Os três melhores colocados do Soletrando foram premiados com uma bicicleta, um livro e uma medalha
A Coordenadoria de Programas Suplementares da Semed promoveu nesta quarta-feira (18) a final do Soletrando. Em 2019, o projeto, que faz parte do Educa Maceió, propôs às escolas o estudo da obra e da história de Lêdo Ivo. Representantes de 32 escolas compareceram no Cine Arte Pajuçara para a última fase com os alunos vencedores das seletivas das unidades.
Gisella Alves, aluna da Escola Prof. Antídio Vieira, garantiu o primeiro lugar, seguida por Vagner Silva, da Escola Nosso Lar, e Ana Beatriz de Farias, da Escola Dr. José Haroldo da Costa. Os três primeiros colocados foram premiados igualmente com uma bicicleta, um livro e uma medalha. Todos os estudantes que participaram desta última fase receberam medalha.
“Vemos um resultado progressivo da Língua Portuguesa na rede. É este nível crescente de proficiência que está elevando nossa nota no Ideb”, afirmou a secretária Ana Dayse. “Parabenizo a iniciativa da Coordenadoria de Programas Suplementares em promover o Soletrando para mostrar os resultados concretos do investimento na Educação”, finalizou.
Diferente de outros projetos semelhantes, o Soletrando da Rede Municipal estimula o estudo da Língua Portuguesa para além do dicionário, pois trabalha também com a literatura regional.
Neste ano de 2019, os estudantes se aproximaram da figura de Lêdo Ivo. Nascido em Maceió, o autor de Ninho de Cobras teve projeção internacional com sua obra, a exemplo da condecoração com o Prêmio de Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval (México, 2008). Lêdo Ivo preferia se apresentar como jornalista, mas não deixava de escrever poesias, romances, contos, crônicas e ensaios. A história do alagoano foi marcada de reconhecimento por onde passou e o reconhecimento do valor de sua obra fez com que fosse eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Falecido em 2012, Lêdo Ivo está imortalizado na memória cultural de Alagoas, o que pode ser comprovado no Soletrando do Educa Maceió em 2019. “O objetivo do Soletrando é, primeiro, desenvolver o hábito de leitura nas crianças; mas também fazê-las conhecer a cultura de sua terra, descobrir a própria identidade. Quando as crianças conhecem os escritores locais se apropriam, se inspiram e começam a formar a sua identidade alagoana”, disse Edileuza Maciel, coordenadora de Programas Suplementares.
O Programa Educa Maceió foi lançado em setembro pela Semed. Neles, a secretaria investe recursos próprios para promover o ensino integral de educação interdisciplinar, relacionando as disciplinas de sala de aula com práticas complementares de arte, esporte, dança, jogos e robótica.
Para saber mais das ações derivadas do Educa Maceió, acompanhe o site da Semed.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto a tiros dentro de casa após invasão no bairro Ouro Preto, em Maceió
Homem é esfaqueado pela esposa após agredi-la dentro de apartamento no Farol, em Maceió
Pai é preso suspeito de agredir filha durante confusão familiar na Cidade Universitária
Homem é preso em Rio Largo após agredir ex-companheira e ameaçá-la de morte
Homem embriagado é preso após agredir companheira e quebrar objetos, na Chã da Jaqueira
Ex-marido tenta matar mulher a facadas e é preso no bairro do Poço, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
