Projeto Soletrando premia vencedores da Rede Municipal
Os três melhores colocados do Soletrando foram premiados com uma bicicleta, um livro e uma medalha
A Coordenadoria de Programas Suplementares da Semed promoveu nesta quarta-feira (18) a final do Soletrando. Em 2019, o projeto, que faz parte do Educa Maceió, propôs às escolas o estudo da obra e da história de Lêdo Ivo. Representantes de 32 escolas compareceram no Cine Arte Pajuçara para a última fase com os alunos vencedores das seletivas das unidades.
Gisella Alves, aluna da Escola Prof. Antídio Vieira, garantiu o primeiro lugar, seguida por Vagner Silva, da Escola Nosso Lar, e Ana Beatriz de Farias, da Escola Dr. José Haroldo da Costa. Os três primeiros colocados foram premiados igualmente com uma bicicleta, um livro e uma medalha. Todos os estudantes que participaram desta última fase receberam medalha.
“Vemos um resultado progressivo da Língua Portuguesa na rede. É este nível crescente de proficiência que está elevando nossa nota no Ideb”, afirmou a secretária Ana Dayse. “Parabenizo a iniciativa da Coordenadoria de Programas Suplementares em promover o Soletrando para mostrar os resultados concretos do investimento na Educação”, finalizou.
Diferente de outros projetos semelhantes, o Soletrando da Rede Municipal estimula o estudo da Língua Portuguesa para além do dicionário, pois trabalha também com a literatura regional.
Neste ano de 2019, os estudantes se aproximaram da figura de Lêdo Ivo. Nascido em Maceió, o autor de Ninho de Cobras teve projeção internacional com sua obra, a exemplo da condecoração com o Prêmio de Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval (México, 2008). Lêdo Ivo preferia se apresentar como jornalista, mas não deixava de escrever poesias, romances, contos, crônicas e ensaios. A história do alagoano foi marcada de reconhecimento por onde passou e o reconhecimento do valor de sua obra fez com que fosse eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Falecido em 2012, Lêdo Ivo está imortalizado na memória cultural de Alagoas, o que pode ser comprovado no Soletrando do Educa Maceió em 2019. “O objetivo do Soletrando é, primeiro, desenvolver o hábito de leitura nas crianças; mas também fazê-las conhecer a cultura de sua terra, descobrir a própria identidade. Quando as crianças conhecem os escritores locais se apropriam, se inspiram e começam a formar a sua identidade alagoana”, disse Edileuza Maciel, coordenadora de Programas Suplementares.
O Programa Educa Maceió foi lançado em setembro pela Semed. Neles, a secretaria investe recursos próprios para promover o ensino integral de educação interdisciplinar, relacionando as disciplinas de sala de aula com práticas complementares de arte, esporte, dança, jogos e robótica.
Para saber mais das ações derivadas do Educa Maceió, acompanhe o site da Semed.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
