IPTU: economia avalia resultados da arrecadação em 2019
Em 2020 a expectativa é que na primeira semana de janeiro os carnês pra cota única já estejam disponíveis na internet
Ao longo deste ano, a Prefeitura Municipal de Maceió enfrentou muitos desafios na gestão. A começar pelo fenômeno que atingiu a parte alta da capital, exigindo da Secretaria Municipal de Economia (Semec) ações emergenciais para dar assistência à população afetada. Ao todo, 12.316 imóveis localizados nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro isentados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e das Taxas de Serviços Urbanos, o que acarretou um decréscimo na arrecadação em torno de 2,79%. A manutenção dos valores, mesmo diante de uma situação de tamanha gravidade, é reflexo dos esforços da gestão municipal em equilibrar essas medidas de assistência sem afetar a arrecadação.
“Mesmo com esse déficit da arrecadação foi possível encaminhar parte da verba do recolhimento para obras de revitalização e pavimentação realizadas por toda Maceió”, declarou Lúcio Calheiros, diretor de Relacionamento com o Contribuinte. Entre as regiões beneficiadas como as obras citadas pelo diretor estão o Loteamento Brisa, na Serraria e no Benedito Bentes e Tabuleiro dos Martins, na parte alta. Enquanto isso, na parte baixa, recursos foram aplicados em recuperação da via pública, acessibilidade e iluminação nas da Rua Doutor Lessa de Azevedo (Rua da Bali) e da Praça Rex, entre outras.
Em relação à inadimplência, dos mais de 360 mil imóveis da capital, foi registrada uma taxa média de 50% do IPTU, representando uma perda de aproximadamente R$ 120.000.000,00. Algumas ações têm sido feitas na busca por facilitar a regularização desses casos de inadimplência, como por exemplo, as melhorias nos cadastros e cobranças administrativas, flexibilização dos processos extrajudiciais e ações de execução fiscal (leilão e bloqueio online). A gestão municipal também tem oferecido meios mais práticos para a solução desses débitos, como descontos de até 60% em multas e juros e parcelamento em até 120 meses.
Para o próximo ano, a expectativa é que na primeira semana de janeiro os carnês pra cota única já estejam disponíveis na internet e que, até o final de fevereiro, já tenham sido entregues. Para a arrecadação, espera-se alcançar um incremento real de 5%.
Veja também
Últimas notícias
Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer
Carnaval Limpo e Consciente do IMA/AL terá ações durante o final de semana
PCAL prende homem por furto qualificado na zona rural de Santana do Ipanema
Prefeito JHC vistoria obra de contenção no Vale do Reginaldo
Polícia Civil cumpre mandado por tentativa de feminicídio em Pão de Açúcar
Prefeita Tia Júlia discute trânsito, segurança e políticas para mulheres em reunião com MP
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
