Maceió: festejos de Carnaval precisam de autorização municipal
As permissões devem ser solicitadas na sede da Semscs, em Jaraguá
Os responsáveis pelas prévias e festas de Carnaval em Maceió, bem como por camarotes privados, devem solicitar autorização com, pelo menos, 30 dias de antecedência à data pretendida para a realização do evento. A permissão deve ser solicitada para todos os festejos, independentemente do tamanho e do formato.
“O interessado deve atender às normas de Posturas e ao que está no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado esta semana com o Ministério Público Estadual (MPE) sobre o que é permitido e proibido nesses casos. E isso inclui horário, altura de som e outras questões importantes para que tudo transcorra bem e as pessoas possam aproveitar as festas com segurança”, informa o titular da Semscs, Enio Bolivar.
Fiscalização e disciplinamento
Durante os festejos, nas prévias e durante os dias de Carnaval, equipes de fiscalização vão atuar no ordenamento e verificar o cumprimento das regras definidas pelo Código de Posturas do Município e pelo TAC, assinado entre os órgãos públicos, organizadores dos festejos e o Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme o TAC, a Semscs e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) vão fiscalizar com rigor o cumprimento dos horários de largada e término dos blocos, patrocinados pelo poder público, ou não. Além disso, os blocos de rua e eventos dos polos carnavalescos da cidade de Maceió solicitarão aos órgãos públicos a devida autorização, obedecendo-se o prazo de antecedência de 30 dias da Semscs.
Blocos e camarotes privados devem se comprometer com os horários, bem como em devolver o espaço público na mesma situação em que receberam. “Caso seja flagrada alguma festa descumprindo as exigências, o responsável fica sujeito ao pagamento de multa e poderá ter o materiais e equipamentos apreendidos”, esclarece o secretário.
Documentos
Para solicitar autorização é necessário dirigir-se, de segunda a sexta feira, das 8h às 14h, à sede da secretaria, localizada à Rua Alexandre Passos, s/n, em Jaraguá. Os interessados devem levar documentos de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Além de informar dia, horário de início e término, bem como o percurso da festa, caso seja desfile de blocos.
Outros documentos podem ser solicitados no momento da abertura do processo, como, por exemplo, anuência do Corpo de Bombeiros e alvará sanitário emitido pela Vigilância Sanitária. Isso será definido de acordo com as características de cada solicitante, tais quais público estimado e estrutura a ser montada.
Após abrir o processo, é necessário pegar o boleto na Secretaria Municipal de Economia (Semec), depois de efetivado o pagamento, deve-se retornar à Semscs para verificar o resultado e concluir os encaminhamentos. Eventos sem fins lucrativos e religiosos são isentos do pagamento da taxa, mas necessitam de autorização.
Veja também
Últimas notícias
Imagens de drone mostram bandidos se preparando para confronto no rio
Semed Maceió leva programação diversificada à 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Kim Kardashian diz que homem não pisou na Lua: 'Acho que é mentira'
Criminosos recebem dinheiro pela série 'Tremembé'?
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
