Moradores denunciam que mapa de realocação da Braskem divide rua no meio
Com tinta amarela, eles demarcaram o lado seguro e o perigoso da pista

Moradores do Pinheiro, um dos bairros afetados pela instabilidade do solo ocasionada pela mineração da Braskem, estão questionando a realocação de moradores e desocupação de residência da Rua São João.
De acordo com a denúncia, o lado esquerdo foi colocado no mapa de realocação da Braskem e, o lado direito da Rua São João, não. O que significaria que metade da região corre risco de sofrer com os fenômenos geológicos, e o outro estaria seguro.
“O buraco está dividindo a rua ao meio? É um negócio absurdo parece até comédia. Nós questionamos e eles voltaram a dizer que só vão pagar para quem estiver no mapa”, disse um morador do Parque Freire Riberio.
Ainda segundo o morador, há residências que não serão contempladas que estão ilhadas por casas pertencem ao mapa de realocação.
Em forma de protesto, eles demarcaram com tinta amarela na pista: lado com perigo de colapso de minas, e lado sem perigo de colapso de minas.
Ao 7Segundos, a Braskem disse apenas que o mapa das áreas de desocupação foi definido com base em critérios técnicos e faz parte do acordo firmado entre os órgãos públicos e a empresa.
Realocação - Após o acordo entre as Defensoria Pública do Estado e União e Ministério Público Estado e Federal, a Braskem se comprometeu a desocupar quatro bairros, comtemplando 4.500 imóveis e 17 mil moradores. Na segunda-feira (13), divulgou o cronograma de início das visitas técnicas.
Confira nota na íntegra:
O mapa das áreas de desocupação foi definido com base em critérios técnicos e faz parte do acordo firmado entre os órgãos públicos e a Braskem. O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação foi iniciado no dia 18 de dezembro de 2019 em atendimento às famílias da área de resguardo em torno dos poços. Mais de 1.500 atendimentos foram realizados na Central do Morador e 80% dos proprietários de imóveis dessa área já iniciaram o passo a passo do Programa. A segunda fase, acordada entre Braskem e os Ministérios Públicos Federal e Estadual e as Defensorias Públicas da União e Estadual, será iniciada na segunda-feira, 20 de janeiro. O morador ou proprietário de imóvel comercial que ainda tiver dúvidas sobre o mapa pode ligar para o 0800-006-3029 ou procurar o Posto de Atendimento, localizado na Rua Coronel Aurélio Mousinho, 16, Pinheiro.
Veja também
Últimas notícias

Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil

Acidente de moto deixa mulher ferida e homem morto na entrada do Eustáquio Gomes

Após colisão entre carro e moto, condutores discutem no meio da rua em Arapiraca

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em Penedo e Baixo São Francisco

Sob forte comoção, bebê que morreu no HRA é velado em Arapiraca e pai desabafa: 'indignação'

Poste pega fogo na Avenida Muniz Falcão em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
