Plantando nas Escolas: especialistas aprovam hortas orgânicas
Mudas e sementes são plantadas, identificadas e cuidadas pelos alunos, que aprendem também sobre a importância de consumir os vegetais.
O setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Seas) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vistoriou, nesta segunda-feira (20), dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) envolvidos no projeto Plantando nas Escolas. A ação promove o plantio de hortas orgânicas feitas pelos alunos e profissionais de instituições de ensino municipal, para a plena utilização de seus produtos na alimentação e ensino pedagógico.
Durante o acompanhamento, agrônomos e engenheiros agrícolas vistoriaram as hortas, a fim de verificar a qualidade do plantio e os sistemas de irrigação. No Cmei Lêda Collor, localizado no Tabuleiro dos Martins, as plantações de alface, couve, cenoura, couve-flor, tomate, beterraba e berinjela foram aprovadas pelos profissionais.
Para a coordenadora do projeto pela Semed, Salete Leite, ver o trabalho dos alunos dando frutos é considerada uma grande realização profissional, destacando a importância deste projeto para a educação infantil. “Isso é uma realização. O nosso maior objetivo é justamente ver a concretização do nosso trabalho e o envolvimento dos alunos. Aproximar a criança do meio ambiente, onde ela pode plantar e colher, é muito importante para o desenvolvimento dela e do adulto que ela será amanhã”, disse.
O engenheiro agrícola Paulo Rossiter revelou estar satisfeito com o encaminhamento feito pelas escolas vistoriadas e destacou a importância desta prática na manutenção da boa alimentação dos beneficiados. “É uma satisfação ver um trabalho feito com carinho. Estamos contribuindo para melhorar a nutrição dos alunos, estamos levando um legado. Quando há a implementação das escolas, há também uma mudança de hábitos”, destacou.
A diretora do centro educacional, Doriane dos Santos, disse que o trabalho garante a satisfação das 217 crianças da unidade de ensino, que usufruem dos alimentos na hora do almoço. “A gente amou. De início, não sabíamos direito como isso funcionaria, mas fomos orientados em como colocar o projeto para frente e abraçamos a ideia. Esse projeto serve tanto para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, como para a alimentação deles, porque eles consomem todo o plantio feito na escola”, relatou.
O Cmei Professora Maria de Fátima Melo dos Santos, também no Tabuleiro, foi incluído na visita da equipe da Semed para acompanhar a pequena horta cultivada pelos alunos nos fundos da creche. Apesar do pouco espaço, o local vem dando grandes frutos para alimentação das crianças na hora do almoço. Na visão da diretora, Aurilene de Andrade, a educação dos estudantes contemplados pelo projeto precisa ir além dos livros didáticos.
Por isso, para a gestora, a oportunidade gerada pelo Plantando Nas Escolas é reconhecida como importante instrumento pedagógico. “Não basta apenas falar, através dos livros. Precisamos de uma proposta como essa, para as crianças aprenderem com experiências de contato direto, de como cuidar do plantio, da natureza. O objetivo é desenvolver o conhecimento ecológico nas crianças a partir do contato com a natureza”, afirmou. A aprovação entre os alunos foi tão grande que, segundo Aurilene, em 2020, as ações do projeto continuarão após a volta às aulas, em fevereiro. Desta vez, o objetivo será preparar o solo para a futura implementação de novos plantios.
Veja também
Últimas notícias
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
