Políticos de direita comemoram derrota de documentário brasileiro no Oscar
Vencedor de Melhor Documentário foi longa produzido pela empresa de Barack e Michelle Obama

Na noite de domingo (9), o Brasil perdeu a chance de trazer para casa o seu primeiro Oscar: Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, era um dos cinco concorrentes à categoria Melhor Documentário. No entanto, nem todos os brasileiros assistiram à derrota com tristeza – muitos celebraram a decisão da Academia de premiar Indústria Americana ao invés da produção nacional.
Democracia em Vertigem conta a história dos eventos políticos que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) do ponto de vista da diretora, Petra Costa. O longa foi criticado por setores da direita: em postagem no Twitter, A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República afirmou que “Petra Costa assumiu o papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do País do exterior”. Na semana que antecedeu a premiação, a hashtag #PetraCostaLiar ficou entre os assuntos mais comentados na rede social.
Assim que o vencedor da categoria foi anunciado, figuras da política brasileira se apressaram em comemorar o resultado. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), fundadora do movimento Nas Ruas e defensora do impeachment de Dilma Rousseff, descreveu a derrota do documentário como uma “vitória para o Brasil”:
O Movimento Brasil Livre, que surgiu nas manifestações de 2013 e também organizou protestos pró-impeachment, fez piadas com a situação.
Já na manhã de segunda-feira (10), foi a vez dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP) se pronunciarem. O filho do presidente chamou o filme de “farsa em forma de documentário”, e Frota se limitou a postar uma imagem.
As redes sociais não viram só críticas ao longa. A deputada Erika Kokay (PT-DF) fez piada com o fato de os vencedores da categoria terem citado Karl Marx em seu discurso de agradecimento.
Arthur Weintraub, irmão do ministro da Educação e assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, não viu graça: para ele, o discurso dos vencedores é sinal da “lavagem cerebral em escala industrial” em Hollywood.
Últimas notícias

Alexsandro conquista o tricampeonato e se consagra como o maior vencedor do tênis em Arapiraca

Governo de Alagoas lança campanha contra o assédio moral no Trabalho

Corpo de jovem desaparecido em Marechal Deodoro é encontrado em avançado estado de decomposição

Correspondente bancário é preso por desviar R$ 850 mil e perder dinheiro no jogo do 'tigrinho’

Oposição vai protocolar representação criminal contra Lupi por omissão no esquema do INSS

Mãe de JHC ganha projeção nacional após liderar discussão sobre vacina contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
