Políticos de direita comemoram derrota de documentário brasileiro no Oscar
Vencedor de Melhor Documentário foi longa produzido pela empresa de Barack e Michelle Obama
Na noite de domingo (9), o Brasil perdeu a chance de trazer para casa o seu primeiro Oscar: Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, era um dos cinco concorrentes à categoria Melhor Documentário. No entanto, nem todos os brasileiros assistiram à derrota com tristeza – muitos celebraram a decisão da Academia de premiar Indústria Americana ao invés da produção nacional.
Democracia em Vertigem conta a história dos eventos políticos que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) do ponto de vista da diretora, Petra Costa. O longa foi criticado por setores da direita: em postagem no Twitter, A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República afirmou que “Petra Costa assumiu o papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do País do exterior”. Na semana que antecedeu a premiação, a hashtag #PetraCostaLiar ficou entre os assuntos mais comentados na rede social.
Assim que o vencedor da categoria foi anunciado, figuras da política brasileira se apressaram em comemorar o resultado. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), fundadora do movimento Nas Ruas e defensora do impeachment de Dilma Rousseff, descreveu a derrota do documentário como uma “vitória para o Brasil”:
O Movimento Brasil Livre, que surgiu nas manifestações de 2013 e também organizou protestos pró-impeachment, fez piadas com a situação.
Já na manhã de segunda-feira (10), foi a vez dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP) se pronunciarem. O filho do presidente chamou o filme de “farsa em forma de documentário”, e Frota se limitou a postar uma imagem.
As redes sociais não viram só críticas ao longa. A deputada Erika Kokay (PT-DF) fez piada com o fato de os vencedores da categoria terem citado Karl Marx em seu discurso de agradecimento.
Arthur Weintraub, irmão do ministro da Educação e assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, não viu graça: para ele, o discurso dos vencedores é sinal da “lavagem cerebral em escala industrial” em Hollywood.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
