Abertura de empresa tem prazo médio de dois dias e dezoito horas em AL
Número ficou bem abaixo da média nacional, de quatro dias e oito horas

O prazo médio para todo o processo de abertura de um negócio em Alagoas no mês de janeiro foi estabelecido em dois dias e dezoito horas, ficando bem abaixo da média anotada pelas unidades federativas brasileiras no mesmo período, de quatro dias e oito horas. A informação é divulgada pela Receita Federal no site da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do qual o órgão é o integrador nacional.
O tempo analisado pela entidade contempla o processo de constituição empresarial desde o seu início, com a consulta prévia – pesquisa de viabilidade para saber se o nome do negócio e o local pretendidos podem ser utilizados –, até a sua autenticação pela Junta Comercial.
No estado, o processo tem a sua origem por meio do Portal Facilita Alagoas, no qual o empresário pode promover a consulta prévia para qualquer um dos 102 municípios alagoanos. Com a consulta deferida, o cliente deve prosseguir com o preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE) e do restante dos documentos necessários. Então, com toda a documentação, ele pode dar entrada ao processo, sendo disponibilizada a protocolização nas vias física e digital, também pelo Facilita Alagoas.
Protocolado o processo, ele caminha digitalmente pelos setores da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), sendo atribuído no fluxo para análise. Após analisado e deferido o processo, são criados o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) e o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, com a documentação chancelada disponibilizada novamente no Portal Facilita Alagoas.
Os procedimentos internos da Junta Comercial, não considerando o período em que o cliente fica com o processo para preenchimento e geração da documentação, têm prazo máximo bem delimitado. Tanto a resposta em relação à consulta prévia, quanto à análise após o protocolo tem prazo de até 48h.
Sobre o número anotado em janeiro e os prazos estabelecidos pela Juceal, o presidente da entidade, Carlos Araújo, ressalta que o trabalho a fim de simplificar o registro empresarial em Alagoas tem sido promovido incansavelmente, sendo buscadas formas de facilitar o acesso ao sistema e também de otimizar os procedimentos internos.
“Com o estabelecimento do registro automático, o cliente ganhou em agilidade na abertura de seu negócio. Mas nada disso seria possível se o Facilita Alagoas não disponibilizasse as ferramentas necessárias para que o registro fosse feito da forma mais simples possível. É um sistema de fácil acesso e com os detalhes de cada etapa. Além disso, fazemos toda semana a reunião do grupo de estudos, que tem o objetivo de discutir pontos das análises e otimizar esse serviço. Os números são positivos, mas tenho certeza que podemos melhorá-los ainda mais”, pontua.
O relatório de dados proposto pela Receita Federal traz os números referentes ao Brasil e a cada unidade federativa. Alagoas é um dos poucos estados que mantém a verificação quase completa para todos os municípios. Sergipe, por exemplo, possui tempo médio menor, porém apenas 69% das cidades integradas ao sistema.
Devido à integração proposta pela Redesim, ao ser deferido o processo pela Junta Comercial, todas as informações são repassadas também à Receita Federal, não necessitando que o empresário se desloque ao órgão para promover arquivamentos.
Esses procedimentos também são disponibilizados para as outras entidades integradas à rede que respondem quanto ao licenciamento do negócio, o que é estabelecido no Portal Facilita Alagoas após o registro empresarial.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
