Religião

Bispos pedem cuidado especial com os jovens em abertura da Campanha da Fraternidade em Maceió

Tema proposto pela Igreja Católica deste reflete a Fraternidade e a Vida

Por Marcos Filipe Sousa 28/02/2020 17h05
Bispos pedem cuidado especial com os jovens em abertura da Campanha da Fraternidade em Maceió
Dom Antônio Muniz e Dom Paulo Jackson - Foto: Cortesia/Pascom Arquidiocese de Maceió

Bispos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte se reuniram na tarde desta sexta-feira (28) na capital alagoana para o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano do Regional Nordeste 2, que tem como tema a "Fraternidade e a Vida".

Dom Paulo Jackson, presidente do regional, alertou para a crise existencial entre as pessoas, principalmente entre os jovens. "Visitando as escolas de Garanhuns vi um aumento de adolescentes que estão se mutilando, precisamos ter um carinho especial com eles". Ele lembrou como a depressão e o suicído como sérios problemas da sociedade atual.

O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, lembrou do Papa Francisco, e a Igreja Samaritana. "Com a figura da Santa Dulce dos Pobres, queremos dizer que a Igreja estende o seu braço para aqueles que precisam, para as chagas que ferem a alma, que traz a desigualdade social, e que machucam o planeta".

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida.

A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 56 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano tem início no dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 5 de abril (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções.