Consumidores em Alagoas poderão descartar baterias de forma correta
Alagoas é o primeiro estado do Nordeste e o quinto do país a assinar o termo de compromisso
Um convênio assinado nesta quinta-eira (05) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) irá facilitar a vida de quem tem baterias em casa e deseja descartá-las de forma correta.
Alagoas é o primeiro estado do Nordeste e o quinto do país a assinar o termo de compromisso para o cumprimento da logística reversa da cadeia de baterias chumbo-ácido.
Com a implantação, o consumidor deverá devolver sua bateria usada ao comerciante ou ponto de venda, o qual deverá remeter ao distribuidor que, por sua vez, encaminhará ao fabricante.
Caberá ao fabricante utilizar recicladores próprias ou terceirizadas, desde que em condições adequadas para este processo. Caso o distribuidor seja importador, este deverá devolver o chumbo e o plástico já reciclados aos fabricantes originais através de exportação para um novo processo de baterias novas.
Até então, apenas Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais tinham assinado o acordo.
Intermediado pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER), o sistema de logística reversa de baterias chumbo-ácido é formado por consumidores, comerciantes varejistas, distribuidores, fabricantes, importadores e recicladores. É o instituto quem irá monitorar o desenvolvimento do processo.
Veja também
Últimas notícias
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Homem é preso após perseguir e tentar agredir ex-companheira em Arapiraca
Homem é assassinado dentro de casa no município de Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
