Rodrigo Cunha fala sobre novas tecnologias e geração de emprego em reunião do BRICS
Senador foi relator da medida que criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Como convidado do Fórum de Parlamentares do BRICS (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), o senador Rodrigo Cunha discursou sobre como as novas tecnologias abrem um amplo caminho para a formação dos jovens e geração de empregos. Rodrigo tem despontado no Congresso como líder na discussão e encaminhamento de leis que regulamentam esse novo, porém importantíssimo, mercado relacionado à internet.
Ele foi relator da medida que criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, é relator do projeto que cria um marco legal da Nanotecnologia e é membro da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital.
No painel intitulado “A Revolução 4.0: os desafios da economia digital”, Rodrigo Cunha falou que uma das providências que o Brasil tem tomado para estar em sintonia com os mercados internacionais é adotar critérios rigorosos de proteção das informações que os usuários de internet fornecem, às vezes, sem saber durante a navegação. Esses dados são valiosos e, sem uma regulação eficiente, são usados sem o consentimento de seus donos.
O senador também apresentou dados impressionantes sobre a inserção do Brasil nesse mercado, e a vocação dos brasileiros, um dos povos mais conectados do mundo, para o desenvolvimento de tecnologias digitais.
“Já operam no Brasil mais de 13 mil startups. A economia digital representa mais de 1/5 do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Este é um setor que tem que ser explorado pois se apresenta como fonte de alternativas interessantes para jovens que estão em busca de uma profissão ou de inovar e melhorar sua qualificação”, apontou Rodrigo.
Ele lembrou que embora o Brasil ainda enfrente problemas sociais graves e tenha desafios como melhorar a educação, o saneamento básico e seus índices sociais, a via digital é uma realidade para a maioria esmagadora da população, e o Brasil não pode perder o bonde e ficar para trás no seu desenvolvimento científico e tecnológico.
Uma das leis que o senador defende é a lei que cria o Governo Digital, e que pretende desburocratizar e facilitar o acesso do cidadão a dezenas de serviços públicos, que hoje demandam tempo, dinheiro e deslocamentos desnecessários.
“A tecnologia está aí para melhorar a nossa qualidade de vida e facilitar os serviços aos cidadãos. Nosso papel é de criar os mecanismos para que novas fontes de emprego e qualificação sejam oferecidas à população, de forma segura e confiável”, afirmou o senador.
Rodrigo Cunha participa dos painéis de discussão do Fórum e falou também na abertura do evento, sendo prestigiado por ser o senador que preside uma das mais importantes comissões do Congresso Nacional, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). O Fórum dos BRICS acontece de 5 a 7 de março na Rússia.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
