Simpósio vai discutir desafios e perspectivas das doenças raras em Alagoas
Inscrições são gratuitas; programação do evento conta com palestras sobre tratamentos em doenças neurogenéticas e debate sobre direitos dos usuários
Em homenagem ao Dia Mundial de Combate e Conscientização das Doenças Raras, comemorado no último dia 29 de fevereiro, o Instituto Doutor Hemerson Casado promove o I Simpósio Alagoano de Doenças Raras, a ser realizado no dia 16 de março de 2020, das 8h às 18h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió.
O evento tem inscrições gratuitas e vai contar com palestras de profissionais da área da saúde e pesquisadores de Alagoas e de outros estados do Brasil. A programação é voltada, principalmente, às pessoas com doenças raras, estudantes, cuidadores, familiares e pessoas que exercem atividades dentro deste segmento.
De acordo com o Instituto Doutor Hemerson Casado, as últimas pesquisas mostram que já existem mais de 14 milhões de pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença rara no país e a maioria dessas enfermidades não possuem tratamentos ou medicamentos específicos, além de serem incuráveis.
"O nosso objetivo é ampliar o debate sobre as doenças raras e dar voz àqueles que sequer são ouvidos. É um evento de extrema importância para Alagoas", resume Hemerson Casado, ativista e presidente do instituto que leva o seu nome.
PROGRAMAÇÃO
A programação do I Simpósio Alagoano de Doenças Raras é vasta e contempla palestras sobre diversos temas, como: novos tratamentos em doenças neurogenéticas, pesquisas com células-tronco e atualização em distrofias musculares e os desafios para a boa assistência ao paciente.
Também deve contar com debates sobre políticas públicas e direitos dos pacientes com doenças raras, bem como relatos de pessoas diagnosticadas com patologias ultrararas como Síndrome de Kearns-Sayre e Síndrome de Phelan-McDermid.
Para se inscrever no I Simpósio de Doenças Raras e conferir a agenda completa, basta acessar o site: https://doity.com.br/simpsio-alagoano-de-doenas-raras
Veja também
Últimas notícias
São João Raiz tem noite de acordeon e coco de roda nesta quarta-feira (17)
Polícia prende em PE e SP suspeitos de tentativa de latrocínio em Quebrangulo
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Santana do Ipanema
Prefeitura anuncia entrega de alvarás e crachás para ambulantes do São João Massayó
Representante comercial morre em grave acidente envolvendo carro e carreta na BR-423
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
