Política

Coronavírus: Pré-candidatos se posicionam sobre adiamento das eleições municipais

Na expectativa, políticos aguardam encaminhamentos que serão decisivos na vida pública.

Por Berg Morais 23/03/2020 15h03
Coronavírus: Pré-candidatos se posicionam sobre adiamento das eleições municipais
Pré-candidatos a prefeitura de Maceió. - Foto: Reprodução

O adiamento das eleições municipais era um tema que parecia improvável. Mas com a preocupação da disseminação do Coronavírus (Covid-19) o assunto passou a ter destaque e provocou a reação do futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso.

Barroso já deixou claro que, se o Congresso Nacional aprovar a suspensão das eleições, a Corte Eleitoral aceitará a decisão.

O 7segundos entrou em contato com os principais pré-candidatos à prefeitura de Maceió para saber se são a favor ou contra essa provável mudança no processo eleitoral.

Alfredo Gaspar (MDB)

“Agora é momento de pensarmos unicamente no combate à esse vírus que vem ameaçando a humanidade. Devemos obedecer a orientação dos especialistas e as medidas restritivas impostas pelas autoridades. Eleição não deve ser a pauta do momento. O que precisar ser feito para ajudar a salvar vidas, tem que ser realizado”.

Davi Davino Filho (Progressistas)

“Totalmente favorável! E sou a favor também de realocar os recursos do fundo eleitoral para ajudar no combate ao corona vírus, e superada essa fase que injete na economia a sobra pra tentarmos retomar o crescimento do nosso país. Inclusive, já fiz apelo para que seja usado recursos do FECOEP para garantir acesso da população carente a materiais que garantam a prevenção ao Coronavírus”.

Ricardinho Santa Rita (Avante)

“O foco total deve ser pensar e executar ações voltadas à questões de saúde pública ocasionadas pelo Corona Vírus. Além disso, também, termos esforços no sentido da manutenção de renda de trabalhadores e empresários, sejam de  grande porte e principalmente os pequenos negócios. Se com isso for preciso adiar eleição. Que adiemos. No 2º semestre o Congresso aprova logo a reforma tributária e administrativa. Em 2021 teríamos as reformas eleitoral e política. Nesse momento, acredito que a democracia pode esperar”.

Ronaldo Lessa (PDT)

“Talvez seja até necessário. Mas não sei se agora já é o momento de decidir isso. Pelo menos  prazo do dia 04 de abril seria mais interessante. Porque se a gente vai ficar na quarentena, como é que vai fazer reunião? Como é que se discute as coisas? Então,  achar que resolve tudo de dentro de casa? Não tem como! Pelo menos o prazo do dia 04 tem que ser revisto. Quanto adiar as eleições, pode ser a consequência do que vem pela frente. Porém, ainda é muito cedo para decidir ou tratar disso como uma coisa absolutamente necessária”.

João Henrique Caldas (PSB)

O deputado federal JHC foi o único que não atendeu, nem retornou nosso contato até o fechamento da matéria.

Vale destacar que podem surgir novos pré-candidatos, no entanto, estamos ouvindo os que aparecem melhores colocados em pesquisas de consumo interno que o 7segundos teve acesso.

Por fim, é possível avaliar que dois dos principais nomes estão sem mandato: Alfredo Gaspar e Ronaldo Lessa. Embora não esteja em cargo público, Lessa consegue manter suas bases, desde que assumiu mandatos como prefeito de Maceió e governador do Estado. Mas Gaspar seria o principal prejudicado, pois abriu mão de sua carreira no Ministério Público Estadual para entrar na política. Até 2022, Alfredo Gaspar pode ter seu nome fragilizado com as movimentações políticas que podem surgir.