Médica inserida em grupo de risco do Covid-19 ficará afastada do trabalho após medida judicial
Mulher tem 62 anos e é portadora de doenças autoimunes; para juiz, situação é excepcional e está respaldada por receituários médicos
O juiz Antônio Emanuel Dória Ferreira, da 14ª Vara Cível de Maceió, determinou que o município afaste do trabalho, pelo prazo de 30 dias e sem prejuízo de sua remuneração, uma médica que está no grupo de risco da Covid-19. A servidora tem 62 anos e é portadora de doenças autoimunes, como tireoide de Hashimoto e artrite reumatoide.
"Por mais que se trate de profissional médico, necessário e caro ao controle da pandemia, entendo que obrigar a autora ao atendimento iria de encontro aos requisitos para a concessão da tutela de urgência, notadamente o perigo de dano ou risco de resultado inútil ao processo, podendo afetá-la severamente", explicou o magistrado, em decisão proferida no último dia 20.
A servidora atua como clínica geral em um posto situado no bairro Benedito Bentes, na Capital. Por conta de sua situação de vulnerabilidade, ingressou com ação na Justiça, alegando haver recomendação médica para o seu isolamento social. Sustentou ainda que em seu núcleo familiar há outras pessoas no grupo de risco da Covid-19.
O juiz Antônio Emanuel Dória concedeu liminar favorável à servidora por considerar o caso dela como sendo "isolado, excepcional, devidamente comprovado e respaldado por receituários médicos que atestam a comorbidade que inclui a autora no grupo de risco".
O magistrado explicou que a decisão pode ser revista a qualquer momento em face da necessidade ou alteração da situação fática. "Me parece bastante plausível o direito invocado pela parte autora, tendo em vista eventuais consequências possíveis caso [o pedido] não seja concedido".
Veja também
Últimas notícias
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Espaço Mulheres Raízes incentiva inclusão social e revela novos talentos em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
