Médica inserida em grupo de risco do Covid-19 ficará afastada do trabalho após medida judicial
Mulher tem 62 anos e é portadora de doenças autoimunes; para juiz, situação é excepcional e está respaldada por receituários médicos
O juiz Antônio Emanuel Dória Ferreira, da 14ª Vara Cível de Maceió, determinou que o município afaste do trabalho, pelo prazo de 30 dias e sem prejuízo de sua remuneração, uma médica que está no grupo de risco da Covid-19. A servidora tem 62 anos e é portadora de doenças autoimunes, como tireoide de Hashimoto e artrite reumatoide.
"Por mais que se trate de profissional médico, necessário e caro ao controle da pandemia, entendo que obrigar a autora ao atendimento iria de encontro aos requisitos para a concessão da tutela de urgência, notadamente o perigo de dano ou risco de resultado inútil ao processo, podendo afetá-la severamente", explicou o magistrado, em decisão proferida no último dia 20.
A servidora atua como clínica geral em um posto situado no bairro Benedito Bentes, na Capital. Por conta de sua situação de vulnerabilidade, ingressou com ação na Justiça, alegando haver recomendação médica para o seu isolamento social. Sustentou ainda que em seu núcleo familiar há outras pessoas no grupo de risco da Covid-19.
O juiz Antônio Emanuel Dória concedeu liminar favorável à servidora por considerar o caso dela como sendo "isolado, excepcional, devidamente comprovado e respaldado por receituários médicos que atestam a comorbidade que inclui a autora no grupo de risco".
O magistrado explicou que a decisão pode ser revista a qualquer momento em face da necessidade ou alteração da situação fática. "Me parece bastante plausível o direito invocado pela parte autora, tendo em vista eventuais consequências possíveis caso [o pedido] não seja concedido".
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
