Remodelagem da rede hospitalar de Alagoas vai ampliar leitos para Covid-19
Meta é fortalecer a capacidade do Estado para enfrentar a pandemia
A rede hospitalar alagoana passará por uma remodelagem emergencial para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi repassada pelo governador Renan Filho, nesta segunda-feira (23), em reunião por videoconferência com os presidentes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan; da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor; e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Otávio Lessa.
“A remodelagem da rede hospitalar vai fortalecer a capacidade do Estado para enfrentar a pandemia do novo coronavírus em duas frentes, principalmente: aumentando o número de leitos para o tratamento dos casos de baixa complexidade e para aqueles considerados graves, cujos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão destinados”, explicou o governador.
Renan Filho convidou os presidentes das instituições a participarem da entrega, até o final desta semana, dos 20 primeiros novos leitos de UTI que estão sendo instalados no Hospital Veredas, antigo Hospital do Açúcar, para tratar os casos graves da Covid-19.
“Nós teremos 105 leitos de UTI prontos até o dia 30 de março e, durante o mês de abril, a ideia é passar dos 200, quase que dobrando o número de leitos de UTI da rede pública de saúde alagoana”, revelou Renan Filho. Até o momento, o estado não registra casos graves da Covid-19.
No processo de remodelagem, o Hospital da Mulher, por exemplo, que foi inaugurado pelo Governo do Estado em outubro do ano passado, terá os serviços transferidos para outra unidade de saúde.
“Nós vamos utilizar toda a estrutura do Hospital da Mulher para atender as pacientes com Covid-19. Estamos, também, negociando com outros hospitais a ampliação do número de leitos para estarmos ainda mais preparados para atender os casos que surgirem da doença em Alagoas”, acrescentou.
Durante a videoconferência, os presidentes dos poderes demonstraram total apoio das instituições ao plano de enfrentamento ao novo coronavírus, executado pelo Governo do Estado e se dispuseram a colaborar por meio de ações conjuntas.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
