Alagoas

Servidores dos Correios em Alagoas denunciam falta de EPI

e acordo com a diretoria do Sindicato dos Funcionários dos Correios, apenas algumas unidades do Estado receberam os kits

Por 7Segundos 24/03/2020 17h05
Servidores dos Correios em Alagoas denunciam falta de EPI
Agência do Correios - Foto: Reprodução/Internet

Funcionários dos Correios denunciaram que a empresa não esta disponibilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalharem durante a pandemia de coronavírus.

Os Correios exercem uma das funções classificados como essenciais que não podem ser suspensos. De acordo com a diretoria do Sindicato dos Funcionários dos Correios, apenas algumas unidades do Estado receberam os kits.

O Sintect/AL entrou com uma ação civil pública contra a ECT, pedindo tutela de urgência em caráter liminar já que a empresa não vem adotando medidas eficazes na proteção à saúde dos seus trabalhadores, que foi acatada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Segundo a decisão judicial, as providências acima deverão vigorar até o dia 16 de Abril e caso a empresa não informe a adoção das referidas medidas, caberá pena de multa de R$ 500,00 (Quinhentos reais) por dia útil trabalhado, respeitado o limite mensal de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em benefício de cada trabalhador prejudicado.

Em contato com assessoria de comunicação dos Correios em Alagoas que nos informou que desde a sexta-feira (20), a empresa realiza a entrega e a coleta de malotes simultaneamente.

A empresa também suspendeu, temporariamente, a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais e está reforçando a importância dos empregados seguirem as orientações de prevenção, bem como de agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes.

Também a disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho; intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos; realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco e orientação para que os empregados não participem de reuniões, eventos e encontros externos.