Estudo aponta que transmissão de coronavírus durante a gravidez é raro, mas possível
Cientistas chineses descobrem três bebês que foram infectados com vírus ao nascer

Cientistas chineses relataram nesta quinta-feira (26) que é possível, embora raro, que mulheres grávidas com o vírus Sars-CoV-2 infectem seus bebês. A equipe acompanhou 33 mulheres grávidas de Wuhan, cidade onde a doença por trás da pandemia de Covid-19 foi identificada -- e descobriu que três bebês foram infectados com o novo coronavírus ao nascer (uma taxa de 9%, embora em uma amostra muito pequena).
>Saiba mitos e verdades sobre o novo coronavírus
Relataram suas descobertas no Jornal da American Medical Association (JAMA) Pediatrics, no qual escreveram: "Como procedimentos rígidos de controle e prevenção foram implementados durante o parto, é provável que as fontes do Sars-CoV-2 nas vias respiratórias superiores dos recém-nascidos ou nos ânus sejam de origem materna".
Sars-CoV-2 é o nome técnico do vírus. Todos os três bebês infectados eram do sexo masculino, e todos nasceram por cesariana porque suas mães tiveram pneumonia associada à Covid-19. Além disso, um deles nasceu prematuro com 31 semanas, por conta do sofrimento fetal, e precisou ser reanimado.
Os dois bebês que nasceram no tempo esperado apresentaram letargia e febre, e um teve pneumonia. Ambos foram tratados em unidades de terapia intensiva e testaram negativo para o vírus no sexto dia de vida.
O bebê prematuro apresentou a doença mais grave, incluindo pneumonia, falta de ar e sepse, as quais foram todas resolvidas com tratamento em terapia intensiva, incluindo ventilação, antibióticos e cafeína, enquanto seu teste de coronavírus retornou negativo no seu sétimo dia de vida.
Os três sobreviveram. Especialistas chineses relataram anteriormente que pode ser possível que a chamada "transmissão vertical" da mãe grávida para o bebê ocorra, depois que um recém-nascido foi detectado com o vírus 30 horas após o nascimento.
Isso pode ocorrer na placenta ou durante o parto. "Portanto, é crucial rastrear as mulheres grávidas e implementar medidas rigorosas de controle de infecções, quarentena para mães infectadas, e acompanhamento de perto" dos recém-nascidos, concluiu a equipe.
Veja também
Últimas notícias

Boato sobre chá milagroso leva fiéis a retirar ladrilhos de estátua de São Francisco no Ceará

Identificada vítima fatal de grave acidente em Arapiraca; quatro ficaram feridos

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta

Pai de piloto que morreu em queda de avião em AL soube da tragédia dois dias depois
Veja como cada deputado de Alagoas votou na PEC da Blindagem

Com exceção de Daniel e Paulão, bancada alagoana vota pela aprovação da PEC da Blindagem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
