Covid-19: Procon Maceió orienta sobre negociação de dívidas bancárias
Consumidores podem negociar a prorrogação de vencimentos
Uma dúvida frequente que tem surgido nesses dias de quarentena contra a epidemia do coronavírus (Covid-19) é com relação ao pagamento de dívidas com os bancos. Sobre isso, o Procon Maceió informa que os consumidores podem negociar a prorrogação desses vencimentos, entretanto, dentro das regras ou políticas adotadas por cada instituição financeira.
Segundo a diretora-executiva do Procon Maceió, Lilyan Valões, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que a possibilidade de adiar pagamentos de empréstimos, financiamento de imóveis e veículos está disponível durante esse período de quarentena, desde que os clientes estejam com contas anteriores em dia.
“Os bancos estão aceitando rever junto com empresa e clientes pessoas física alternativas de pagamento. De acordo com a Febraban, se os clientes forem bons pagadores, poderão pedir a prorrogação da parcela por até 60 dias”, explicou.
Lilyan alerta que o consumidor deve ficar atento a cobranças de juros referente ao período que o pagamento for suspenso. Além de checar quais contratos estão sujeitos à prorrogação, pois cada instituição financeira adota uma política de repactuação de dívidas, seguindo a relação cliente-empresa.
Canais alternativos
A diretora-executiva do Procon recomenda que, nesse período de isolamento contra a Covid-19, os consumidores busquem meios alternativos para realizar pagamentos, movimentação financeira ou negociação de dívidas, a exemplo da internet banking e do atendimento telefônico.
Atrasos
Sobre possíveis atrasos dos atendimentos por meios telefônicos, o Procon lembra que isso pode acontecer devido à redução da carga horária dos bancos, sem contar a quantidade de ligações e refinanciamentos que os mesmos vêm recebendo.
Serviço
Devido ao Decreto 8.846, que institui a Situação de Emergência em Saúde Pública na capital e determina medidas temporárias de combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incluindo o teletrabalho, o Procon Maceió reforça que não é preciso sair de casa para registrar denúncias ou tirar dúvidas.
Os consumidores maceioenses têm à disposição os telefones 0800 082 4567 ou 98882-8326 (WhatsApp), bem como o e-mail [email protected].
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
