Homem com coronavírus é preso após circular por cidade sem máscara e luvas
Os agentes estiveram na casa dele e cumpriram o mandado de prisão domiciliar.
Um homem de 38 anos com coronavírus foi preso na manhã de hoje por desobedecer ordem de isolamento social em Piratini (RS), a 345 quilômetros de distância de Porto Alegre. Ele foi visto ontem andando de carro pela cidade e indo na farmácia e supermercado sem máscara ou luvas. Conforme o delegado Rafael Brodbeck, foram recebidas 14 ligações telefônicas na unidade relatando a situação. Em conversa informal com os policiais, o homem negou que estivesse circulando pela cidade.
Os agentes estiveram na casa dele e cumpriram o mandado de prisão domiciliar. Os policiais tiveram cuidado de manter distância do homem e usar luvas e máscaras para evitar contágio. O delegado explicou para o UOL que a prisão domiciliar ocorreu para evitar pânico na população. "Não temos elementos suficientes para a medida mais dura. Essa medida é uma cautela necessária", salientou Brodbeck.
A partir de agora, policiais vão fazer rondas permanentes na casa. Um inquérito foi instaurado e agora os investigadores vão verificar as denúncias.
Segundo o secretário de saúde de Piratini, Diego Espíndola, o homem chegou acompanhado da esposa à cidade em 17 de março para visitar os pais. O casal viajou de cruzeiro em uma rota internacional, mas não se sabe por quais países passou. Na volta para o Brasil, desembarcaram em São Paulo e depois Porto Alegre antes de seguirem para Piratini. No dia seguinte, ele entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde após o casal apresentar sintomas do coronavírus. Foi coletado material genético no dia 20 de março para análise. O resultado saiu na última quarta-feira (25) confirmando a presença de covid-19 no organismo deles.
"A partir daquele momento [coleta do material] eles ficaram em isolamento. Depois de coletarmos o material, já notificamos o Ministério da Saúde", conta o secretário. Os pais do homem moram em uma casa em anexo e não apresentaram sintomas, mas estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. A idade deles não foi informada.
O nome o homem não está sendo divulgado pela Polícia Civil para preservá-lo. O órgão também não divulgou imagens da ação em decorrência da Lei de Abuso de Autoridade. Ainda segundo o delegado, o homem não tem advogado constituído.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
