Defensoria consegue habeas corpus para homem que não tinha condições financeiras de pagar fiança
O valor da fiança era de três salários mínimos

Durante o plantão desse fim de semana, a Defensoria Pública do Estado obteve habeas corpus para um cidadão, preso no último dia 2 de abril, por suposta lesão corporal no ambiente doméstico. No pedido, a defensora pública Ronivalda Andrade solicitou a dispensa do pagamento da fiança, pois o cidadão não tinha condições de pagar o valor arbitrado. Em audiência de custódia, o juízo de primeiro grau havia estabelecido o valor de fiança em três salários mínimos e determinado medidas cautelares.
O pedido, também, relembrou decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferida após a pandemia do COVID-19, que concedeu, liminarmente, a soltura de presos cuja liberdade provisória tenha sido condicionada ao pagamento de fiança e que ainda estivessem presos.
Ao analisar o pedido, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, constatou a inexistência dos requisitos para a manutenção da prisão e deferiu o pedido liminar feito pela Defensoria Pública, para conceder a liberdade provisória ao assistido, sem o pagamento da fiança, mantendo as demais medidas cautelares impostas em 1º grau.
Dentre as medidas cautelares estão o afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima; proibição de aproximação da vítima, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mínimo de 200 metros entre estes e o assistido; proibição de ter contato com a vítima, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação; comparecimento trimestral em juízo, para prestar informações a respeito de suas atividades; proibição de manter qualquer contato com as testemunhas.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura realiza capacitação sobre assédio com ambulantes da orla de Maceió

Homem morre eletrocutado enquanto cortava grama em Dois Riachos

Caminhonete pega fogo e fica completamente destruída em São Sebastião

Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes em estádio

CAPS Emília Barbosa em Junqueiro: um espaço de acolhimento e transformação

Casal cobra reforço na segurança após mais de 200 furtos de hidrômetros em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
