Defensoria pede prisão domiciliar para presos por atraso de pensão alimentícia
Mudança foi justificada pelo crescimento da pandemia de Covid-19
A Defensoria Pública do Estado (DPE) impetrou, nessa quinta-feira (26), pedido de Habeas Corpus coletivo e a suspensão da expedição e cumprimento de mandados de prisão para pessoas que devem pensão alimentícia, enquanto perdurar a situação de pandemia de coronavírus (Covid-19). Ação propõe ainda que, durante a pandemia, a prisão em regime fechado seja substituída pela decretação de prisão domiciliar para estes casos.
Na ação, os defensores públicos apresentam dados que demonstram a gravidade da pandemia e reforçam a necessidade da adoção de medidas de controle e prevenção para evitar a contaminação em massa, inclusive, da população carcerária.
“Em relação aos presos por dívida alimentar, a situação é ainda pior, haja vista que, por ter curta duração o tempo de prisão, o encarceramento servirá apenas para que sejam submetidos ao risco iminente de serem contaminados pela Covid-19, causando um colapso não apenas no sistema prisional, mas, sobretudo, na rede pública de saúde, colocando milhares de vidas em risco”, expressam.
“É indicado que os presos por inadimplência no pagamento de pensão fiquem separados dos demais presos, no entanto, é fato declarado pelo Supremo Tribunal Federal que o sistema carcerário brasileiro vive um estado de coisas inconstitucionais e que tal estrutura de separação de presos não existe, na prática, nos estabelecimentos alagoanos, tampouco nas carceragens da Polícia Civil”, explicam.
O pedido foi assinado pela coordenadora do Núcleo de Família e Sucessões, Thaís Moreira, pelo coordenador do Núcleo Criminal, Marcelo Arantes, o coordenador do Núcleo de Acompanhamento da Execução Penal e Prisões Provisórias, Ricardo Anízio, o coordenador da 2ª Coordenadoria Regional – Agreste, André Chalub Lima e o defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Othoniel Pinheiro Neto.
Veja também
Últimas notícias
Com trabalho de Arthur Lira, investimentos fortalecem a saúde, levam dignidade e salvam vidas em Campo Alegre
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
