Defensoria cobra adoção de medidas de proteção à população em situação de rua
Ofício foi encaminhado para a prefeitura municipal, nesta terça-feira (31)
Os defensores públicos do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado, Daniel Alcoforado e Othoniel Pinheiro, oficiaram o Município de Maceió, nesta terça-feira, 31, solicitando informações sobre as medidas adotadas para proteger, controlar e conter a disseminação do Coronavírus (Covid-19), entre a população em situação de rua. O documento estabelece prazo de 72h para resposta.
No ofício, os defensores públicos questionam quais medidas de contingenciamento desse grupo vulnerável estão previstas ou já foram adotadas pelo Município, sobretudo, com relação às pessoas que fazem parte do grupo de risco.
A Defensoria questiona, ainda, se existe previsão de possível suspensão ou restrição de atendimento dos serviços voltados ao grupo e, em caso de suspensão, quais medidas alternativas serão tomadas para garantir alimentação, higiene e moradia à população em situação de rua em Maceió.
Além disso, solicita informações sobre protocolo ou fluxo específico para possíveis casos positivos de Covid-19, entre pessoas que vivem em situação de rua, bem como para eventuais quarentenas, na fase aguda de contágio.
Por fim, os defensores solicitam informações sobre as providências adotadas para higienização adequada dos órgãos de assistência social, a fim de evitar a propagação do vírus; distribuição de alimentos, insumos e máscaras para pessoas que estiverem doentes ou apresentem sintomas e estrutura adequada e higiênica para abrigar a população em situação de rua, caso haja sobrecarga dos locais de acolhimento em razão da pandemia.
Veja também
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro diz que Zema seria “um grande vice” e afaga Tarcísio
Operação Retomada prende quatro suspeitos e apreende armas em Matriz de Camaragibe
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
