Imagens mostram aglomerações e nenhum distanciamento no Mercado da Produção
Consumidores reclamam de fedentina e fossas estouradas no entorno
Apesar de a principal recomendação contra o novo coronavírus ser o distanciamento social, o Mercado Público da Produção amanheceu amontoado de pessoas nesta quinta-feira (09), no bairro da Levada, em Maceió.
Um consumidor enviou imagens ao 7Segundos que mostram diversas aglomerações dentro e na entrada do Mercado da Produção, na véspera do feriado da Sexta-feira Santa.
Nas imagens, é possível observar alguns consumidores utilizando máscaras, mas ninguém respeita o distanciamento de pelo menos um metro entre uma pessoa e outra.
Além do risco de contaminação, o homem constatou outros problemas que também pode acarretar em doenças.“Fedentina, fossas estouradas, não dá acreditar que é um mercado. Se a Vigilância Sanitária fizer o trabalho dela, é caso de fechamento”, afirmou.
Em nota, a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informou que o Mercado da Produção adotou um controle de acesso um em perímetro mais ampliado através de barreiras físicas que disciplinam o fluxo de pessoas.
Confira nota na íntegra:
A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária - SEMTABES, tem especial cuidado em dar cumprimento às medidas de prevenção determinadas pelo Decreto Nº 8.864 de 06/04/2020, que objetivam minimizar os efeitos da pandemia do COVID 19 no âmbito do município de Maceió.
Dentre essas medidas estão o controle de acesso aos mercados públicos, importantes centros de abastecimento de mercadorias e gêneros alimentícios essenciais ao cotidiano das pessoas. Com o período da Semana Santa o movimento nos mercados públicos já indica e exige maior atenção para evitar a aglomeração de pessoas que se dirigem aos centros de compras.
Dessa forma, a Diretoria de Abastecimento está implementando controles de acesso conforme as particularidades de cada mercado. Em mercados de instalações físicas menores, o controle de acesso de pessoas já acontece na entrada principal onde se define a capacidade que permita movimentação segura, que vai se renovando com a saída e entrada em igual número de clientes e frequentadores.
No Mercado da Produção, o maior de Alagoas, o controle de acesso já ocorrerá em perímetro mais ampliado através de barreiras físicas que disciplinam o fluxo de pessoas, que farão suas compras e sairão do prédio por outra via, também definida por disciplinadores.
Os serviços de comunicação dos mercados estarão periodicamente informando as medidas de prevenção ao COVID 19, destacando a necessidade da participação e compreensão de todos.
Além do controle de acesso para evitar aglomerações de pessoas, tem-se cuidado especial com a limpeza e desinfecção dos mercados públicos.