Defensoria recomenda que município oferte renda básica a catadores de recicláveis
Medida busca reduzir impactos socioeconômicos causados pela Covid-19
Os defensores públicos Andresa Wanderley de Gusmão Barbosa e Carlos Eduardo de Paula Monteiro recomendaram ao Município de Maceió, na segunda-feira (13), que adote medidas em favor da segurança e subsistência dos catadores de materiais recicláveis (cooperados ou não), durante o período de congelamento de suas atividades, em virtude da pandemia de Covid-19.
Na solicitação, que estipula prazo de três dias para resposta, os defensores públicos requerem que o Município assegure auxílio que garanta inclusão e renda básica emergencial e segurança alimentar, assim como prestem orientação às famílias acerca das medidas de segurança e higiene.
Além disso, recomenda que seja prestado apoio operacional para obtenção de eventuais benefícios assistenciais para os trabalhadores que, em regra, pertencem a um grupo economicamente vulnerável.
Segundo informação extraída do site da Prefeitura de Maceió, foi determinada a paralisação das atividades de coleta seletiva domiciliar porta a porta e nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV’s) e a suspensão do funcionamento dos galpões de triagem de coleta seletivas no último dia 23 de março, com a finalidade de resguardar a saúde dos catadores, visto que o coronavírus pode sobreviver por algum tempo em superfícies diversas, como plástico, alumínio e papel, o que aumenta o risco de contaminação para os trabalhadores da coleta seletiva.
Na ocasião, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) afirmou que o Município estaria avaliando juridicamente meios para oferecer auxílio às cooperativas, caso a suspensão de atividades fosse pudesse durar tempo suficiente para afetar a renda dos cooperados. Contudo, apesar da publicação de novo Decreto Estadual, no último dia 6 de abril, prorrogando as medidas de emergência e isolamento social, até o momento, o Município não apresentou plano para auxiliar os catadores e seus familiares durante o período de suspensão dos trabalhos.
Veja também
Últimas notícias
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
