Marx Beltrão quer que bancos aumentem ampliação de prazo para pagamentos
Medida vale para empréstimos e financiamentos
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, voltou a pedir nesta terça-feira (14) ao governo federal a adoção de mais medidas para beneficiar os alagoanos e os brasileiros com prazos e condições viáveis para pagamento de suas dívidas durante o período de crise econômica e financeira provocada pela pandemia do coronavírus.
Na Câmara dos Deputados, Beltrão foi o autor e propositor do Projeto de Lei nº 1401/20, que estabelece a “suspensão da cobrança de parcelas oriundas de contratos de empréstimo ou financiamento bancários contratados por pessoas físicas ou jurídicas prejudicadas pelas medidas sanitárias adotadas para o enfrentamento” da Covid-19. Nesta terça-feira, o parlamentar reiterou a importância de os bancos prorrogarem o prazo para pagamentos de dívidas, mas cobrou mais ações em prol dos clientes neste quesito.
Clientes pessoas físicas ou micro e pequenas empresas dos cinco maiores bancos do país podem pedir prorrogação, por até 60 dias, dos vencimentos de dívidas. A medida não vale para cheque especial e cartão de crédito. A renegociação de dívidas foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e caminha na direção do Projeto proposto por Marx Beltrão. O Conselho facilitou a renegociação de operações de créditos de empresas e de famílias que possuem boa capacidade financeira e mantêm operações regulares e adimplentes ativas, permitindo ajustes de seus fluxos de caixa.
“A autorização dada pelo Conselho Monetário Nacional se alinha em parte a nosso Projeto de Lei. A prorrogação dos prazos para pagamentos ofertados pelos bancos é um avanço, mas na nossa visão ainda é um avanço muito tímido. Precisamos trazer tranqüilidade para famílias e empresas, que não podem arcar com seus compromissos uma vez que o isolamento social impossibilita a realização da atividade econômica em diversos segmentos da economia nacional. Sessenta dias é um prazo pequeno e precisa ser ampliado, e todas as formas de empréstimos e dívidas precisam ser contempladas” defendeu Marx.
De acordo com o Banco Central (BC), estima-se que aproximadamente R$ 3,2 trilhões de créditos possam se beneficiar dessa medida, “cuja renegociação dependerá, naturalmente, do interesse e da conveniência das partes envolvidas.” Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander farão prorrogação das dívidas para contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. A medida de estímulo à economia tem o objetivo de amenizar os efeitos negativos do coronavírus no emprego e na renda, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim, ressalta que é preciso ficar atento, ao renegociar, se o banco está propondo uma pausa no contrato, sem cobrança de juros pelo período de suspensão. “Vale a pena se for uma pausa nesses contratos e desde que o consumidor não tenha que arcar com juros por conta dessa suspensão. A cobrança de juros de acerto seria abusiva, dadas as condições em que essas medidas estão sendo adotadas neste momento”, disse.
Ao fazer o pedido, também é preciso confirmar com o banco se não haverá acúmulo de prestações, passados os 60 dias, com as que estão por vencer. Outra sugestão da economista é verificar se não haverá alteração na pontuação de crédito no cliente, ao solicitar a suspensão do contrato. A economista também afirma que a medida deveria envolver também cheque especial e cartão de crédito. “São duas modalidades em que os consumidores já têm um histórico de endividamento, sobretudo a população de baixa renda. Por esse aspecto, a medida acaba tendo um caráter insuficiente”, disse.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
