SMS deve estabelecer plano de ação para mitigar os riscos ao profissionais de saúde
Recomendação é do Ministério Público Estadual (MPE)
Coibir os riscos eminentes, preservar a saúde e, consequentemente, a vida de profissionais para que no cumprimento de suas missões, no enfrentamento à Covid-1967, possam salvar outras vidas. O entendimento culminou na Recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da 67ª Promotoria de Justiça da capital direcionada ao secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a fim de que adote as cabíveis providências e garanta Equipamentos de Proteção individual, bem como todo material de higiene nas Unidades Básicas de Saúde. Caso comprovada a impossibilidade de aquisição, o promotor de Justiça, Paulo Henrique Carvalho Prado, pede que apresentem um plano de ação para mitigar os riscos à saúde dos servidores e fixou um prazo de 48 horas para obter resposta em relação à postura do órgão municipal.
“Há denúncia de que faltam equipamentos individuais e também insumos relacionados à higiene, a exemplo de álcool em gel, água sanitária, cloro, sabão, sacos para lixo, cloro , luvas em latex, e saneantes em quantidades suficientes para que os profissionais trabalhem com segurança. E tudo isso é indispensável, sempre e mais ainda no momento de pandemia que vivenciamos”, enfatiza o Promotor Paulo Henrique.
Em se tratando de algum tipo de dificuldade alegada pela prefeitura para efetuar a compra, Paulo Henrique Prado afirma que a Promotoria se dispõe a intermediar a melhor forma.
“A Promotoria está pronta para auxiliar na articulação da melhor medida que tenha por escopo mitigar os possíveis danos `saúde dos profissionais da Saúde do município de Maceió, bem como para a lavratura de um Termo de Ajustamento de Conduta. Para isso, também colocamos como opção o rodízio de servidores do programa Saúde da Família, bem como outras medidas que o corpo técnico da secretaria ache ser viável”, diz Prado.
A Recomendação deixa clara que a ausência da observância das medidas enunciadas impulsionará o Ministério Público Estadual a adotar as providências judiciais pertinentes para garantir a prevalência das normas nelas elencadas.
Veja também
Últimas notícias
Homem incomoda vizinhança com som e aparelho é apreendido em Colônia Leopoldina
STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda
Cabo Bebeto garante isenção de IPVA para veículos com 15 anos ou mais em Alagoas
Deputado federal Delegado Fabio Costa projeta prioridades para o ano legislativo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
