Marx Beltrão exalta MP do governo que beneficia consumidores de energia com isenção de tarifa
Terão a conta totalmente zerada aqueles consumidores que são beneficiários da Tarifa Social
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, comemorou nesta sexta-feira (17) a edição da Medida Provisória (MP) que isentou consumidores de baixa renda de pagar energia elétrica durante a crise da pandemia do coronavírus.
"Esta MP é também uma vitória na luta por justiça social e proteção neste momento tão difícil. Terão a conta totalmente zerada aqueles consumidores que são beneficiários da Tarifa Social, cerca de 9 milhões de brasileiros”, afirmou o parlamentar alagoano. Para receber o benefício basta estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A medida terá efeito retroativo (1º de abril) e durará até 30 de junho.
A isenção será custeada pelo Governo Federal. O repasse às distribuidoras de energia elétrica será feito pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que receberá um aporte de R$ 900 milhões pelo Ministério de Minas e Energia. A CDE é um fundo que financia diversos programas do setor elétrico.
Diante da pandemia da Covid-19, o deputado federal Marx Beltrão já havia feito em 23 de março o pedido ao presidente Jair Bolsonaro, por meio de requerimento dirigido ao ministro da Economia Paulo Guedes, de redução ou mesmo isenção da tarifa de energia elétrica à população.
Na ocasião, Marx solicitou que o governo federal instituísse um subsídio que possibilitasse a redução das contas de energia elétrica, água e gás dos alagoanos e brasileiros, possibilitando ou a diminuição dos valores cobrados dos consumidores, ou mesmo uma “conta zerada” neste período de isolamento e quarentena.
“As contas básicas, de serviços essenciais, vão chegar mesmo com as pessoas em isolamento. Muitos estão sem trabalhar pra garantir a feira do mês. O consumo de água, luz e gás certamente aumentou. O momento é de seguir bons exemplos já tomados em outros países e o governo federal assegurar um valor mínimo ou zerado para os que mais precisam. Esse é meu requerimento formal ao Ministério da Economia”, disse o parlamentar na oportunidade.
Últimas notícias
Educação de Japaratinga avança em 2025 e colhe resultados históricos
Prefeitura de Maragogi intensifica organização da orla para o Carnaval 2026
Homem condenado por homicídio é preso durante Operação Cerco Fechado em Alagoas
Ataque a tiros em escola e casa deixa 10 mortos e 25 feridos no Canadá
Surto de Nipah no Carnaval? Entenda se há risco para o Brasil e quais os sintomas
Adolescente é flagrado com veículo irregular no município de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
