Marx Beltrão exalta MP do governo que beneficia consumidores de energia com isenção de tarifa
Terão a conta totalmente zerada aqueles consumidores que são beneficiários da Tarifa Social
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, comemorou nesta sexta-feira (17) a edição da Medida Provisória (MP) que isentou consumidores de baixa renda de pagar energia elétrica durante a crise da pandemia do coronavírus.
"Esta MP é também uma vitória na luta por justiça social e proteção neste momento tão difícil. Terão a conta totalmente zerada aqueles consumidores que são beneficiários da Tarifa Social, cerca de 9 milhões de brasileiros”, afirmou o parlamentar alagoano. Para receber o benefício basta estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A medida terá efeito retroativo (1º de abril) e durará até 30 de junho.
A isenção será custeada pelo Governo Federal. O repasse às distribuidoras de energia elétrica será feito pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que receberá um aporte de R$ 900 milhões pelo Ministério de Minas e Energia. A CDE é um fundo que financia diversos programas do setor elétrico.
Diante da pandemia da Covid-19, o deputado federal Marx Beltrão já havia feito em 23 de março o pedido ao presidente Jair Bolsonaro, por meio de requerimento dirigido ao ministro da Economia Paulo Guedes, de redução ou mesmo isenção da tarifa de energia elétrica à população.
Na ocasião, Marx solicitou que o governo federal instituísse um subsídio que possibilitasse a redução das contas de energia elétrica, água e gás dos alagoanos e brasileiros, possibilitando ou a diminuição dos valores cobrados dos consumidores, ou mesmo uma “conta zerada” neste período de isolamento e quarentena.
“As contas básicas, de serviços essenciais, vão chegar mesmo com as pessoas em isolamento. Muitos estão sem trabalhar pra garantir a feira do mês. O consumo de água, luz e gás certamente aumentou. O momento é de seguir bons exemplos já tomados em outros países e o governo federal assegurar um valor mínimo ou zerado para os que mais precisam. Esse é meu requerimento formal ao Ministério da Economia”, disse o parlamentar na oportunidade.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
