Quarentena em AL: especialista dá dicas de economia e controle de gastos
Famílias temem por empregos e algumas já tiveram a renda reduzida

Além do medo de contrair o novo coronavírus e das implicações causadas pela doença, a população que ainda tem renda durante a quarentena precisa lidar com o medo de perder o emprego, ou a drástica redução no rendimento mensal.
O economista e professor do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Anderson Henrique Araújo, alerta para que as pessoas tomem cuidado ao deixar de cumprir com gastos como água e energia elétrica.
Por causa de uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no dia 24 de março, a Equatorial Energia Alagoas suspendeu os cortes para clientes residenciais por 90 dias.
Depois de um pedido da Defensoria Pública do Estado, a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) suspendeu cortes por motivo de inadimplência no pagamento das contas para quem está cadastrado na Tarifa Social, clientes de baixa renda e pequenas empresas.
“É importante ter um pouco de cuidado na hora de atrasar esse pagamento, considerando principalmente pessoas que tem a capacidade de pagar. Ao mesmo tempo, tentar economizar e racionar o uso do ar condicionado, do chuveiro elétrico e televisões”, afirmou Anderson Henrique.
Ele explica que, apesar do fechamento de comércios e shoppings centers, lojas de vestimentas, calçados e outros seguimentos se adaptaram ao consumo online.
“Pessoas que estão com orçamento baixo ou sem reserva, eu sugiro ter cautela com esse tipo de consumo. Rever a necessidade daquele gasto, sobretudo na atual conjuntura. Não sabemos até quando vai durar”, disse.
Para economista Anderson Henrique Araújo, haverá uma mudança no perfil de consumo após a pandemia, como ocorre em períodos de turbulência e grandes crises.
“Gera necessidade de pensar em ter uma poupança, uma reserva para períodos conturbados e atribulados, considerando uma população de classe média e uma população que pode se ao ‘luxo’ de ter uma poupança. As populações mais vulneráveis dificilmente terão isso porque geralmente consomem tudo que ganham”, explicou.
Veja também
Últimas notícias

Brasil anuncia US$ 1 bilhão para fundo de florestas tropicais

Van apreendida com 500kg de maconha já teria cruzado Alagoas pelo menos duas vezes

Suspeito de homicídio é localizado e preso em povoado de Piaçabuçu

Veículo roubado é recuperado pelo DMTT nas proximidades do Estádio Rei Pelé

Mulher é socorrida após ser baleada na rodovia AL-101 Sul, em Piaçabuçu

Hemoal faz coleta externa de sangue em Boca da Mata nesta quarta-feira (24)
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
