AL registra alto crescimento nos casos de covid-19, aponta monitoramento
Estado se junta com Piauí e Ceará na mira dos pesquisadores
A Fundação Oswaldo Cruz através de um monitoramento apontou que os casos do novo coronavírus seguem em alto crescimento em Alagoas.
Durante a semana de 29 de março a 4 de abril, os casos da covid-19 aumentaram 5% por dia; passando para 5 a 11 de abril, a porcentagem cresceu para 10%; e de 12 a 16 de abril cresceu para 17%.
Os cientistas da fundação apontam que a pandemia segue com alto crescimento no número de casos e Alagoas e em mais dois estados do Nordeste, a Piauí e Ceará.
Na região Norte, Rondônia, registra esse aumento e também é preocupante, para a Fiocruz, a situação dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Pernambuco, que seguem com tendência de crescimento acelerado no número de casos.
Já em relação aos óbitos, Alagoas levou uma semana para que os casos dobrassem. Paraná e Sergipe são os casos mais graves que levaram apenas 4 dias para duplicar as mortes pela covid-19.
Em média, os casos estão dobrando em 7,2 dias e os óbitos têmdobrado em 5,3 dias nos estados da federação. No Brasil, os casos dobraram seus valores em 8 dias, saltando de 13.717 casos, no dia 07 de abril, para 28.320,no dia 15 de abril. Com relação aos óbitos, em 5 dias ocorreu o dobro de eventos. Foram 486 mortes até o dia 05 de abril, e em apenas 5 dias as mortes saltaram para 1.056 óbitos.
Interiorização
A nota técnica também alerta para a interiorização da epidemia, que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte do país. Dentre os municípios com mais de 500 mil habitantes, todos já apresentam casos da doença.
No último boletim divulgado pela Sesau nesta terça-feira (21) já foram confirmados pacientes positivos nas cidades de Marechal Deodoro (6), Rio Largo (5), Palmeira dos Índios (2), Pilar (2), Murici (1), Porto Real do Colégio (1), Satuba (1), Boca da Mata (1), União dos Palmares (1), Arapiraca (1), São Miguel dos Milagres (1), Viçosa (1), Ibateguara (1), Capela (1) e Maribondo (1).
Naqueles com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, 59,6% têm casos. Já 25,8% dos municípios com população entre 20 mil e 50 mil, 11,1% daqueles com população entre 10 mil e 20 mil habitantes e 4,1% dos municípios com população até 10 mil habitantes apresentam casos de Covid-19.
Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
