Especialista fala sobre risco e cuidados de pacientes oncológicos com o covid-19
Oncologista Paulo Duprat foi entrevistado no Na Mira da Notícia
O médico oncologista clínico, Paulo Duprat, explicou que pessoas que convivem com pacientes oncológicos precisam estar atentas na hora de sair e voltar para casa e, a qualquer sinal de problemas respiratórios, devem ser afastar deles.
Em entrevista ao programa Na Mira da Notícia, da Rádio 96FM, o especialista falou sobre cuidados com o tratamento durante a pandemia e os riscos do grupo contrair o covid-19.
“Muitos deles têm idade avançada e estão fazendo uso de quimioterapia, o que diminui as células de defesa. A gente sabe que o coronavírus necessita que estejamos com as nossas defesas ativas para que, quando ele entre no organismo, seja combatido. Os pacientes com patologia ou defesa baixa são pacientes que evoluem pior na infecção do covid-19”, explicou.
Questionado sobre a possiblidade de pacientes interromperam tratamentos que deixam imunidade a baixa, Paulo Duprat explicou que abandona-los pode trazer um pior resultado no futuro.
“O ideal é que esse paciente continue fazendo e tomando mais medidas de prevenção em casa, mas cada caso é um caso. Pode ser que um paciente tenha dificuldade de locomoção, precise enfrentar em vans lotadas. É preciso conversar com o médico”, disse.
O médico oncologista clínico explicou que pacientes que já fizeram tratamento contra o câncer e hoje estão curdos fazem parte do grupo de risco, a não ser que se encaixem em outros casos como hipertensão, diabetes ou ter mais de 70 anos.
“A cirurgia é necessária para o tratamento do tumor. No entanto, com essa pandemia, os riscos de infeções hospitalares pela doença são grandes, principalmente, no pós-operatório. Geralmente, esses pacientes precisam ir para UTIs e, como elas estão reservadas para pacientes com covid-19, está muito difícil conseguir operar. A recomendação é que as cirurgias sejam realizadas em pacientes graves e que não possam esperar”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
