Apesar das recomendações, estabelecimentos não podem barrar clientes sem máscara
Especialista em Direito do Consumidor esclarece dúvidas sobre questão

Além das recomendações a nível nacional e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a última atualização do Decreto de Emergência do Governo do Estado também orienta a população a utilizar máscaras de proteção, industriais ou caseiras, quando precisarem sair das residências, principalmente em espaços públicos.
Em outro ponto, o Decreto também diz que estabelecimentos, cujo funcionamento não esteja suspenso, devem garantir a disponibilização de máscaras aos funcionários e colocar avisos, em diversos locais da loja, principalmente nas entradas, para que os clientes utilizem máscaras.
Após receber relatos de pessoas que foram impedidas de entrar em farmácias e supermercados por não estarem utilizando a máscara de proteção, o 7Segundos conversou com o advogado especialista em Direito do Consumidor, Leandro Almeida.
“Apesar de não ser atitude salutar para a própria pessoa, como não existe obrigação e é uma recomendação, então é facultado a cada consumidor usar ou não a máscara. O impedimento é injustificado uma vez que o próprio estabelecimento já toma as medidas de utilização de máscaras para funcionários”, explicou.
Leandro Almeida sugere que, como alternativa, os estabelecimentos comerciais forneçam espontaneamente o equipamento de proteção.
"O consumidor constrangido pode posteriormente fazer uma reclamação para o Poder Judiciário de uma possível indenização moral, mas ele vai precisar comprovar que houve de fato esse constrangimento. Ele deve registrar de alguma forma uma reclamação, seja através de um vídeo para órgãos de proteção, seja através de denúncia para os telefones do Procon estadual e municipal, ou para própria fiscalização que verifica o cumprimento do Decreto”, esclareceu.
Porém, mesmo ainda não sendo obrigatório para toda a população alagoana, ainda é o mais recomendado pelas autoridades de saúde. De acordo com especialistas, só há probabilidade baixa de contágio do covid-19, quando as duas ou mais pessoas interagindo estão utilizando máscara.
Veja também
Últimas notícias

Homem é flagrado pilotando moto sem habilitação e fazendo manobras perigosas em Maragogi

Governador Paulo Dantas entrega trator para atender agricultores familiares em Pariconha

Homem com mandado de prisão em aberto é preso no Centro de Colônia Leopoldina

Escala 6x1 em debate: Lula defende mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Filho procura a polícia para denunciar o pai após presenciar agressão contra a mãe em Palmeira dos Índios

PGR defende prisão domiciliar humanitária para o ex-presidente Fernando Collor
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
