É falso áudio sobre distribuição de máscaras e álcool contaminados em bancos
Áudio tem gerado temor nas pessoas em relação ao uso de máscaras, que é uma das principais recomendações para prevenção de contágio
Circula no WhatsApp um áudio, com informações falsas, em que uma mulher, não identificada, fala da suposta distribuição de máscaras e frascos de álcool em gel contaminados com Covid-19 em agências bancárias. O conteúdo, disseminado em vários grupos do aplicativo, não informa em qual município ou estado se trata a mensagem.
“A partir do dia 21 não use nada de graça doado pelo governo, nem álcool e nem a máscara, que vão doar nas portas dos bancos para as pessoas pegarem o auxílio [emergencial] ou entrarem no banco. (...) Se possível não usa nada doado pelo Governo, nem gel, nem máscaras, porque estão vindo contaminadas. O número de infectados vai dobrar quando começarem a usar estas máscaras”, diz um trecho do áudio.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que não distribui em agências bancárias máscaras ou álcool em gel à população. “A Sesau reforça, ao mesmo tempo, que além de esta distribuição não ocorrer, tais materiais não saem da Secretaria contaminados”, esclarece.
Por meio de sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Saúde de Maceió ressaltou que os agentes de saúde do Município não estão distribuindo máscaras e álcool em gel para a população, em nenhum local ou estabelecimento da cidade.
“A Secretaria de Saúde de Maceió informa que as máscaras e frascos de álcool em gel adquiridos, por meio do processo de compra emergencial, são voltados para abastecer as unidades de saúde do Município, visando garantir a segurança dos profissionais e usuários”, diz a nota.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Últimas notícias
Câmeras registram momento em que jovem é morto a tiros na Santa Amélia
Governo do Estado transfere ponto facultativo da data do Servidor para dia 30
Segurança Pública aciona Plano de Defesa em 16 municípios alagoanos
'Pior sensação da minha vida', diz influenciador após presenciar tiroteio em Maceió
Colisão entre carros deixa um ferido nas proximidades da Praça do Skate
PM apreende drogas e medicamento de uso controlado no interior de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
