Sesau vai distribuir mais 10 mil testes rápidos de Covid-19 para os 102 municípios de AL
Medida vai assegurar ampliação da detecção, principalmente de casos assintomáticos
Menos de 15 dias após distribuir 13 mil testes rápidos para detecção da Covid-19 aos 102 municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) vai enviar mais 10 mil unidades. O objetivo da ação é identificar rapidamente os casos positivos da doença provocada pelo novo coronavírus, determinando o isolamento domiciliar ou hospitalar das pessoas infectadas.
A nova medida de enfrentamento ao novo coronavírus já foi comunicada à direção do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), assim como ocorreu no dia 16 deste mês, quando a Sesau distribuiu o primeiro lote de testes rápidos. Os novos testes rápidos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e devem ser utilizados nos indivíduos que apresentarem sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, após contato com pessoas que já testaram positivo para a Covid-19.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o aumento da testagem para a Covid-19 comprova que o governo de Alagoas vem trabalhando em parceria com os 102 municípios no combate à disseminação da doença. Para o gestor da saúde estadual, a ampliação da detecção do novo coronavírus vai contribuir para identificar os casos confirmados com mais agilidade, principalmente de pessoas assintomáticas, que possam estar sendo foco de contaminação em suas cidades de origem.
“Estamos atuando em parceria com os municípios alagoanos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, no intuito de achatarmos a curva epidemiológica de casos da Covid-19 em Alagoas. Nos últimos dias, verificamos um aumento exponencial de casos confirmados e óbitos e, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesau, em 30 municípios, já temos pelo menos uma pessoa testada positiva, além de haver casos em investigação em 73 das 102 cidades alagoanas. Números que comprovam a necessidade de ampliamos a testagem”, ressaltou Alexandre Ayres.
Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau na segunda-feira (27), mais 83 casos de Covid-19 foram confirmados em Alagoas, totalizando 643. Também foi confirmada a 34ª morte, sendo 22 de pessoas que residiam em Maceió e as demais que moravam em Marechal Deodoro (2), São Miguel dos Milagres (1), Viçosa (1), Anadia (1), Limoeiro de Anadia (1), Paripueira (1), Ibateguara (1), Maribondo (1), Matriz do Camaragibe (1), São Paulo (1) e Pernambuco (1), segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
