LACEN/AL lança nota desmentindo acusações do deputado Davi Maia
Parlamentar acusou o laboratório de manipular os testes de Covid-19
O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) lançou uma nota nesta quarta-feira (29), desmentindo as acusações feitas pelo deputado estadual Davi Maia. Segundo o parlamentar, que afirmou sua tese por meio de um áudio compartilhado durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), o laboratório estaria manipulando os testes de Covid-19.
De acordo com Davi Maia, os áudios são atribuídos à chefe do setor de Biologia Molecular do referido laboratório, Juliana Wanessa. Aparentemente, a gravação foi feita durante uma reunião interna e captada a partir de um aparelho celular. Segundo o Lacen, em nenhum momento, a gravação demonstra as suspeitas do deputado, retratando apenas trecho de uma reunião de rotina, onde funcionários do laboratório reforçam os procedimentos na análise e preparo das amostras. O diálogo estaria fora de contexto e não endossa as colocações feitas pelo parlamentar.
Segundo a nota, para ampliar a assistência ao estado, o Lacen estabeleceu contrato com o Laboratório Biomega, de São Paulo, para a realização de 2.200 (dois mil e duzentos) testes do tipo RTP-CR. O objetivo foi gerar mais celeridade na entrega de exames, principalmente nos casos considerados não prioritários. O Laboratório Central de Alagoas reiteou ainda que todos os exames, inclusive os enviados para o laboratório Biomega, são cadastrados e gerenciados pelo próprio Lacen, conforme determina o Ministério da Saúde.
Leia a nota na íntegra:
Nota – Laboratório Central de Alagoas
O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) vem a público desmentir veementemente as acusações do deputado Davi Maia sobre suposta manipulação de testes a partir de áudio divulgado na manhã desta quarta-feira (29).
Em nenhum momento, a gravação demonstra as ilações do deputado, retratando apenas trecho de uma reunião de rotina, onde funcionários do laboratório reforçam os procedimentos na análise e preparo das amostras. O diálogo está fora de contexto e não endossa as colocações feitas pelo parlamentar.
O Lacen/AL esclarece que segue uma linha clínica de critério para realização de exames para detectar Covid-19 de acordo com a lista repassada pela Central de Regulação Leitos e pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS). Além disso, a unidade atende à demanda ambulatorial não prioritária, de pacientes com suspeitas clínicas de síndrome gripal e de pacientes que tiveram contato com outros pacientes positivos.
Para ampliar a assistência ao estado, o Lacen estabeleceu contrato com o Laboratório Biomega, de São Paulo, para a realização de 2.200 (dois mil e duzentos) testes do tipo RTP-CR. O objetivo foi gerar mais celeridade na entrega de exames, principalmente nos casos considerados não prioritários. O Laboratório Central de Alagoas reitera que todos os exames, inclusive os enviados para o laboratório Biomega, são cadastrados e gerenciados pelo próprio Lacen, conforme determina o Ministério da Saúde.
Veja também
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
