É falsa mensagem sobre distribuição de máscaras contaminadas em Alagoas
Secretaria de Estado da Saúde não distribui máscaras diretamente à população
Circula em diversos grupos de WhatsApp, em Alagoas, uma mensagem dizendo que o governador do Estado, Renan Filho, iria distribuir gratuitamente máscaras de proteção vindas da China. Ainda segundo a mensagem, essas máscaras estariam contaminadas com o novo coronavírus. A informação é falsa. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não distribui máscaras diretamente à população.
Um trecho da mensagem diz: “O Governo Renan Filho baixou um decreto para todos os alagoanos usarem máscaras nas ruas. A distribuição vai ser nos postos de saúde. Atenção, não usem essas máscaras. Agentes falaram que há possibilidade de todas elas estarem contaminadas de propósito com Covid-19, vindo da China".
O decreto (Nº 67.700), atualmente em vigor no estado, recomenda o uso de máscaras pela população, mas deixa claro que as máscaras de proteção podem, inclusive, ser caseiras: “Fica recomendado o uso de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, por quem, durante a pandemia, precisar sair de suas residências, principalmente quando estiverem em espaço e locais públicos, dentro de transporte coletivo ou em estabelecimentos em funcionamento”, diz o texto.
A Sesau informou, por meio de nota, que não distribui diretamente à população materiais como máscaras ou álcool em gel, em postos ou unidades de saúde. “Além dessa distribuição não ocorrer, os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] que saem do órgão para proteção dos profissionais de saúde não estão contaminados”, esclarece a secretaria.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o vírus sobrevive por muito pouco tempo em superfícies sólidas, logo, materiais importados dificilmente oferecem algum risco.
“A coisa mais importante sobre o coronavírus em superfícies é que desinfetantes domésticos podem matar o vírus muito facilmente. Estudos mostram que o vírus da Covid-19 pode sobreviver menos de 24 horas em materiais como papel-cartão. Como sempre, recomendamos que lave bem as mãos e evite tocar olhos, boca ou nariz”, diz a Organização.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
