Equatorial esclarece aumento da conta de energia em Alagoas
Deputado Federal Marx Beltrão disse que iria acionar a justiça para barrar o aumento

A Equatorial Energia Alagoas emitiu uma nota nesta sexta-feira (01), informando sobre o aumento na tarifa de energia para baixa e média tensão.
Com a aprovação, a tarifa de energia no estado terá aumento de 9,16% para consumidores de baixa tensão em média tensão. A Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial foi objeto de consulta pública conduzida pela ANEEL entre os dias 5 de fevereiro e 20 de março de 2020. Já para as indústrias do estado, o aumento será de 11,68%. Porém, em virtude do atual cenário de pandemia, foi suspensa a aplicação das novas tarifas para os consumidores atendidos pela distribuidora.
Segundo a Equatorial, A RTE de Alagoas já estava prevista no leilão da desestatização e no novo contrato de concessão, assinado em 2019, substituindo o reajuste tarifário anual para os alagoanos, e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020. A previsão é que as novas tarifas passem a vigorar somente a partir de 1º de julho e até lá a empresa continuará aplicando a atual tarifa de energia.
Na última quinta-feira (30), o Deputado Federal Marx Beltrão anunciou que iria acionar a Justiça para tentar barrar o reajuste da tarifa de energia elétrica. “Gente este aumento de mais de 9% na conta de energia proposto pela Equatorial para vigorar a partir de julho é um completo absurdo. Por isso estou acionando a Justiça para que o desrespeito desta empresa não vire realidade. O alagoano está sofrendo muito com a crise do coronavírus, sem poder trabalhar, sem dinheiro, muitos sem ter até o pão para alimentar suas famílias, e sendo obrigados a ficarem em casa, consumindo ainda mais energia. Já tinha me posicionado contra este aumento na tarifa, e agora estou entrando com um processo no Judiciário contra esta empresa” disse Marx Beltrão.
Leia nota na íntegra:
Nota de esclarecimento
A Equatorial Energia Alagoas informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu o processo de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Distribuidora, nesta terça-feira (28). Porém, em virtude do atual cenário de pandemia, foi suspensa a aplicação das novas tarifas para os consumidores atendidos pela distribuidora.
A RTE de Alagoas já estava prevista no leilão da desestatização e no novo contrato de concessão, assinado em 2019, substituindo o reajuste tarifário anual para os alagoanos, e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020.
Neste processo extraordinário (RTE), a Aneel reavaliou o equilíbrio financeiro e econômico da Distribuidora, de forma a reconhecer os avanços na infraestrutura disponíveis para a prestação do serviço.
Em Alagoas, a última revisão periódica ocorreu em 2013, e a seguinte estava prevista para 2017, mas não aconteceu, pois, o contrato de concessão anterior, que previa revisões a cada quatro anos, venceu em 2016, e não foi prorrogado pela Eletrobras.
O efeito médio previsto para os consumidores, em função dessa revisão tarifária, é de 9,85%. A previsão é que as novas tarifas passem a vigorar somente a partir de 1º de julho e até lá a empresa continuará aplicando a atual tarifa de energia.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
