PGR solicita investigação sobre agressões a jornalistas em manifestação
De acordo com informações publicadas no site do jornal, quatro jornalistas foram agredidos durante o protesto.
Augusto Aras, procurador-geral da República, solicitou hoje a apuração das agressões sofridas por jornalistas do jornal O Estado de S. Paulo durante ato pró-Bolsonaro realizado ontem na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
"Tais eventos, no entender deste procurador-geral da República, são dotados de elevada gravidade, considerada a dimensão constitucional da liberdade de imprensa, elemento integrante do núcleo fundamental do Estado Democrático de Direito", diz Aras no ofício enviado hoje à procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP/DFT), Fabiana Costa Oliveira Barreto.
"Em razão disso, observadas as eventuais condições de procedibilidade (art. 88 da Lei 9.099/1995), solicito a vossa excelência a adoção das providências necessárias à apuração dos fatos e responsabilização criminal dos seus autores."
De acordo com informações publicadas no site do jornal, quatro jornalistas foram agredidos durante o protesto. O fotógrafo Dida Sampaio foi empurrado duas vezes e recebeu chutes e murros.
O motorista do jornal, Marcos Pereira, recebeu uma rasteira dos manifestantes que gritavam frases como "fora Estadão". Ambos precisaram deixar o local escoltados pela polícia.
Outros dois repórteres, Júlia Lindner e André Borges, foram agredidos verbalmente. No ofício, Augusto Aras ressalta que as agressões aconteceram no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa:
"Chegou ao conhecimento desta Procuradoria-Geral da República que, na data de ontem, 3 de maio de 2020, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, profissionais jornalistas foram agredidos em manifestação popular ocorrida em frente ao Palácio do Planalto, fato amplamente divulgado nos veículos de comunicação."
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
