PGR solicita investigação sobre agressões a jornalistas em manifestação
De acordo com informações publicadas no site do jornal, quatro jornalistas foram agredidos durante o protesto.
Augusto Aras, procurador-geral da República, solicitou hoje a apuração das agressões sofridas por jornalistas do jornal O Estado de S. Paulo durante ato pró-Bolsonaro realizado ontem na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
"Tais eventos, no entender deste procurador-geral da República, são dotados de elevada gravidade, considerada a dimensão constitucional da liberdade de imprensa, elemento integrante do núcleo fundamental do Estado Democrático de Direito", diz Aras no ofício enviado hoje à procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP/DFT), Fabiana Costa Oliveira Barreto.
"Em razão disso, observadas as eventuais condições de procedibilidade (art. 88 da Lei 9.099/1995), solicito a vossa excelência a adoção das providências necessárias à apuração dos fatos e responsabilização criminal dos seus autores."
De acordo com informações publicadas no site do jornal, quatro jornalistas foram agredidos durante o protesto. O fotógrafo Dida Sampaio foi empurrado duas vezes e recebeu chutes e murros.
O motorista do jornal, Marcos Pereira, recebeu uma rasteira dos manifestantes que gritavam frases como "fora Estadão". Ambos precisaram deixar o local escoltados pela polícia.
Outros dois repórteres, Júlia Lindner e André Borges, foram agredidos verbalmente. No ofício, Augusto Aras ressalta que as agressões aconteceram no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa:
"Chegou ao conhecimento desta Procuradoria-Geral da República que, na data de ontem, 3 de maio de 2020, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, profissionais jornalistas foram agredidos em manifestação popular ocorrida em frente ao Palácio do Planalto, fato amplamente divulgado nos veículos de comunicação."
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
