Covid-19: É falso que jovens não morrem e só 0,2% precisarão de internação
Em Alagoas, números já são muito maiores que os da mensagem e mais da metade dos casos confirmados era de pessoas entre 20 e 49 anos
Uma mensagem compartilhada nas redes sociais aponta que as taxas de hospitalização e de mortalidade das pessoas que contraem o novo coronavírus são muito pequenas e só englobam idosos, chegando a, no máximo, 0,2% de 100 milhões de casos. As informações são falsas.
De acordo com o boletim epidemiológico dessa terça-feira (05), dos 1.605 casos confirmados de Covid-19, estavam internados 121, de várias faixas etárias, nas redes pública e privada – o que equivale a quase 8% das pessoas que já receberam o resultado do exame positivo. Contando com os casos suspeitos que estão internados e ainda aguardam o resultado do teste, esse número aumenta muito.
Só na rede pública, 250 pessoas estavam internadas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus até a tarde dessa terça-feira. Confira os dados aqui. Hospitais da rede privada, por sua vez, já vêm alertando que estão perto do colapso, com leitos para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 quase esgotados.
Jovens também morrem – A mensagem falsa diz: “Infelizmente a pequena minoria (0,1% ou 0,2% dos 100 milhões) serão de idosos que irão precisar de hospital e UTI e alguns destes virão a falecer”. De acordo com o médico infectologista Renê Oliveira, embora a maior parte das pessoas sequer apresentem sintomas, cerca de 20% das pessoas infectadas vão precisar de atendimento médico, inclusive os jovens.
“Muitos jovens estão morrendo e morrerão, e a sociedade não está preparada para aceitar a morte de um grande número deles ao mesmo tempo”, alerta o especialista. Em Alagoas, até o dia 30 de abril, mais da metade dos casos confirmados de Covid-19 era de pessoas entre 20 e 49 anos. Veja aqui.O óbito mais jovem registrado em Alagoas tinha 24 anos.
Já o médico oncologista Marcos Davi enfatiza que o isolamento social é a única maneira de achatar a curva epidemiológica, evitar a superlotação dos hospitais e permitir atendimento adequado a toda a população. “Se houver relaxamento [do isolamento social] para menos de 70% da população, teremos colapso no sistema de saúde rapidamente, uma terrível calamidade pública”, concluiu.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
