Em Maceió, Centro Pesqueiro funciona sob adequações e em novo horário
Medidas são preventivas contra o novo coronavírus
Em funcionamento sob novas adequações, o Centro Pesqueiro do Jaraguá adotou medidas que visam ampliar o combate ao novo coronavírus. Fruto de uma regulamentação definida pelo Comitê Gestor do espaço, o local agora conta com o uso obrigatório de máscaras por clientes e permissionários, disponibilização de álcool 70%, distanciamento no espaço de comercialização e um local para higienização das mãos na entrada, além da proibição do consumo de alimentos.
Umas das principais medidas adotadas ainda é a mudança no horário de funcionamento do espaço, que passa a abrir de terça a domingo das 5h às 14h e fecha às segundas-feiras, quando o local recebe equipes de limpeza para desinfecção e higienização.
De acordo com o permissionário Antônio Cupertino, as medidas ajudam a passar segurança aos clientes e contribuem com a saúde dos trabalhadores do espaço. “A gente agora conta com uma melhor organização para receber todos os nossos clientes. Na recepção tem álcool disponível, temos uma faixa de limitação e distanciamento, além dos nossos aparatos pessoais. Todos os trabalhadores possuem toucas e máscaras, e sempre oferecem produtos frescos”, explicou.
O conjunto de medidas adotadas segue as adequações publicadas em uma portaria no dia 06 de maio. Nela está contida uma série de normas a fim de assegurar a manutenção das atividades essenciais realizadas no espaço durante o período de pandemia. Medidas disciplinadoras para evitar aglomeração no acesso ao Centro Pesqueiro Jaraguá como, por exemplo, identificar e indicar local de entrada e saída.
“São medidas que estarão em vigor enquanto a pandemia durar e visam garantir o funcionamento de um equipamento de serviços essenciais, que se enquadra como um local de abastecimento, uma vez que fornece alimentação à população, assim como os mercados e feiras livres. A Prefeitura de Maceió mantém ainda uma programação de higienização dos espaços públicos e por isso o Centro Pesqueiro do Jaraguá irá fechar às segundas-feiras para receber esse serviço de limpeza”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, gestor da pasta responsável pela coordenação do espaço.
O eletricista Manoel Messias, um dos clientes a visitar o espaço já sob as novas adequações, elogiou as medidas adotadas e reforçou a importância dos clientes se sentirem seguros durante a permanência no local de compras. “Uma organização excelente e um atendimento muito bom. Todo mundo usando máscaras e seguindo as normas recomendadas pelas organizações de saúde. A gente sente segurança e vê que as pessoas estão trabalhando em prol disso”, afirmou.
Entre as medidas apontadas pela portaria está o afastamento do beneficiário ou funcionário que apresentar sintomas de gripe ou similares, por um período mínimo de 14 dias, contados a partir da aparição dos primeiros sintomas.
O Comitê Gestor do Centro Pesqueiro é formado pelas Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Infraestrutura (Seminfra), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Economia (Semec), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Gabinete de Governança (GGOV).
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
