Em Maceió, Centro Pesqueiro funciona sob adequações e em novo horário
Medidas são preventivas contra o novo coronavírus
Em funcionamento sob novas adequações, o Centro Pesqueiro do Jaraguá adotou medidas que visam ampliar o combate ao novo coronavírus. Fruto de uma regulamentação definida pelo Comitê Gestor do espaço, o local agora conta com o uso obrigatório de máscaras por clientes e permissionários, disponibilização de álcool 70%, distanciamento no espaço de comercialização e um local para higienização das mãos na entrada, além da proibição do consumo de alimentos.
Umas das principais medidas adotadas ainda é a mudança no horário de funcionamento do espaço, que passa a abrir de terça a domingo das 5h às 14h e fecha às segundas-feiras, quando o local recebe equipes de limpeza para desinfecção e higienização.
De acordo com o permissionário Antônio Cupertino, as medidas ajudam a passar segurança aos clientes e contribuem com a saúde dos trabalhadores do espaço. “A gente agora conta com uma melhor organização para receber todos os nossos clientes. Na recepção tem álcool disponível, temos uma faixa de limitação e distanciamento, além dos nossos aparatos pessoais. Todos os trabalhadores possuem toucas e máscaras, e sempre oferecem produtos frescos”, explicou.
O conjunto de medidas adotadas segue as adequações publicadas em uma portaria no dia 06 de maio. Nela está contida uma série de normas a fim de assegurar a manutenção das atividades essenciais realizadas no espaço durante o período de pandemia. Medidas disciplinadoras para evitar aglomeração no acesso ao Centro Pesqueiro Jaraguá como, por exemplo, identificar e indicar local de entrada e saída.
“São medidas que estarão em vigor enquanto a pandemia durar e visam garantir o funcionamento de um equipamento de serviços essenciais, que se enquadra como um local de abastecimento, uma vez que fornece alimentação à população, assim como os mercados e feiras livres. A Prefeitura de Maceió mantém ainda uma programação de higienização dos espaços públicos e por isso o Centro Pesqueiro do Jaraguá irá fechar às segundas-feiras para receber esse serviço de limpeza”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, gestor da pasta responsável pela coordenação do espaço.
O eletricista Manoel Messias, um dos clientes a visitar o espaço já sob as novas adequações, elogiou as medidas adotadas e reforçou a importância dos clientes se sentirem seguros durante a permanência no local de compras. “Uma organização excelente e um atendimento muito bom. Todo mundo usando máscaras e seguindo as normas recomendadas pelas organizações de saúde. A gente sente segurança e vê que as pessoas estão trabalhando em prol disso”, afirmou.
Entre as medidas apontadas pela portaria está o afastamento do beneficiário ou funcionário que apresentar sintomas de gripe ou similares, por um período mínimo de 14 dias, contados a partir da aparição dos primeiros sintomas.
O Comitê Gestor do Centro Pesqueiro é formado pelas Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Infraestrutura (Seminfra), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Economia (Semec), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Gabinete de Governança (GGOV).
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
