Senado aprova emenda de Rodrigo Cunha para proteger profissionais que atuam diretamente no combate à Covid-19
A medida garante que todos os profissionais que estejam trabalhando diretamente com a Covid-19 tenham prioridade para fazer o teste
O Senado está apreciando nesta terça-feira projetos que buscam ampliar os direitos dos estudantes, dos profissionais de saúde e dos consumidores endividados neste momento de dificuldade decorrente da pandemia do coronavírus.
O senador Rodrigo Cunha contribuiu para aprimorar os textos, e teve acatadas diversas emendas. Uma delas visa a aumentar a proteção dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, principalmente os que trabalham na área de saúde, cuja dedicação tem sido tão valiosa durante a pandemia.
A medida garante que todos os profissionais que estejam trabalhando diretamente com suspeitos de terem contraído a Covid-19 tenham prioridade para fazer o teste e, independentemente de testarem positivo ou negativo, sejam acompanhados minuciosamente enquanto se cuidam, e orientados sobre as condições e momento adequado de voltarem ao trabalho.
“Esses profissionais têm que contar com todo o nosso suporte, pois se arriscam diariamente para cuidar dos pacientes que chegam com essa terrível doença. Portanto, é obrigação do Estado zelar também pela saúde deles, que passa por essa orientação sobre a volta à missão de salvar as vidas dos brasileiros”, pontua Rodrigo.
O senador Rodrigo Cunha também apresentou emendas para resguardar estudantes que contam com empréstimos estudantis. Entre as emenda do senador alagoano, uma diz que o estudante que se encontre em dificuldade de honrar esses pagamentos poderá requerer a suspensão da cobrança das parcelas durante a pandemia.
A sugestão vem para aprimorar o texto que trata da suspensão do Fies (Programa de Financiamento Estudantil, gerido pela Caixa Econômica Federal). O senador Rodrigo justificou a necessidade de ampliação da lei para salvaguardar universitários que contraíram outros tipos de empréstimos para seguirem com seus estudos.
No projeto que suspende a inscrição de inadimplentes no cadastro do SPC e Serasa durante a pandemia, Rodrigo Cunha teve a iniciativa de solicitar a inclusão do sistema nacional de defesa do consumidor na elaboração de normas complementares com vistas a garantir ao consumidor mais transparência e resguardar o direito à informação da população.
“Estudo do Data Senado mostrou que a renda familiar de 68% dos brasileiros reduziu em razão da pandemia. O momento é importantíssimo para que não apenas os cadastros de crédito auxiliem os cidadãos, mas também as instituições financeiras. É preciso contarmos com iniciativas governamentais e com a compreensão e solidariedade do sistema financeiro”, avalia Rodrigo Cunha.
Nesse sentido, o senador apresentou recentemente um projeto de lei que trata de moratórias para os consumidores nos moldes do que diversos países têm feito.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
