É falso que "kits para tratar Covid-19" são distribuídos em unidade de saúde de Maceió
Foto é de ação do município de Tucumã, interior do estado do Pará
Tem circulado na internet a foto de um suposto kit com remédios para tratar a Covid-19, que estaria sendo distribuído na unidade de saúde localizada no conjunto Medeiros Neto, em Maceió. A informação é falsa, uma vez que a ação integra uma iniciativa promovida no município de Tucumã, interior do estado do Pará, região Norte do Brasil.
A imagem compartilhada mostra uma embalagem com vários remédios e no rótulo traz escrito os nomes de alguns medicamentos: azitromicina, ivermectina, dipirona e cloroquina. Anexado à foto há o seguinte texto: “Gente, procede isso? Uns vizinhos disseram que o Kit Covid está sendo entregue num posto de saúde do Medeiros Neto”.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió nega a distribuição de kits de medicamentos contra a Covid-19 nas unidades de saúde e esclarece: “Os remédios são dispensados aos pacientes atendidos nas unidades de saúde do Município, incluindo as de referência em síndromes gripais, de acordo com a prescrição médica e seguindo o protocolo de atendimento para Covid-19”.
O logotipo na embalagem releva que a ação é da Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã, no Pará, como é possível ver neste boletim (clique aqui). A entrega de kits com remédios para o combate ao novo coronavírus também tem sido adotada por outros municípios do Estado do Pará, como Marituba, Curuçá e Paragominas.
Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Virologia pontua, em nota, que “não existe nenhum fármaco com eficácia cientificamente comprovada para o tratamento da COVID-19 e não endossa de forma institucional o uso indiscriminado da hidroxicloroquina ou qualquer outro medicamento sem a devida comprovação científica”.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carros deixa um ferido nas proximidades da Praça do Skate
PM apreende drogas e medicamento de uso controlado no interior de Alagoas
Inmet emite alerta de tempestade para três municípios de Alagoas
Manifestantes protestam por falta d’água e bloqueiam BR-101 em São Brás
Flávio fugiu com a família para os EUA e pedirá asilo político a Trump
Dia do Servidor: judiciário funciona em regime de plantão nesta quarta (28)
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
