É falso que "kits para tratar Covid-19" são distribuídos em unidade de saúde de Maceió
Foto é de ação do município de Tucumã, interior do estado do Pará

Tem circulado na internet a foto de um suposto kit com remédios para tratar a Covid-19, que estaria sendo distribuído na unidade de saúde localizada no conjunto Medeiros Neto, em Maceió. A informação é falsa, uma vez que a ação integra uma iniciativa promovida no município de Tucumã, interior do estado do Pará, região Norte do Brasil.
A imagem compartilhada mostra uma embalagem com vários remédios e no rótulo traz escrito os nomes de alguns medicamentos: azitromicina, ivermectina, dipirona e cloroquina. Anexado à foto há o seguinte texto: “Gente, procede isso? Uns vizinhos disseram que o Kit Covid está sendo entregue num posto de saúde do Medeiros Neto”.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió nega a distribuição de kits de medicamentos contra a Covid-19 nas unidades de saúde e esclarece: “Os remédios são dispensados aos pacientes atendidos nas unidades de saúde do Município, incluindo as de referência em síndromes gripais, de acordo com a prescrição médica e seguindo o protocolo de atendimento para Covid-19”.
O logotipo na embalagem releva que a ação é da Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã, no Pará, como é possível ver neste boletim (clique aqui). A entrega de kits com remédios para o combate ao novo coronavírus também tem sido adotada por outros municípios do Estado do Pará, como Marituba, Curuçá e Paragominas.
Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Virologia pontua, em nota, que “não existe nenhum fármaco com eficácia cientificamente comprovada para o tratamento da COVID-19 e não endossa de forma institucional o uso indiscriminado da hidroxicloroquina ou qualquer outro medicamento sem a devida comprovação científica”.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Corpo de Bombeiros inicia negociação com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros

Gerente demitido após crítica de padre Fábio de Melo: 'País te massacrando'

Caso Rhavy Abraão: padrasto suspeito de matar criança tem passagem pela polícia

Projeto de Cibele Moura que cria programa de moradia a mulheres de baixa renda é aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
