[Vídeo] Não é fake: Ibope realiza estudo e pesquisadores fazem testes rápidos em residências
Dois pesquisadores foram detidos após população pensar que pesquisadores fossem estelionatários, em Arapiraca
![[Vídeo] Não é fake: Ibope realiza estudo e pesquisadores fazem testes rápidos em residências](https://img.7segundos.com.br/t-Tgybqu1GOKQhfKtH-u0bTyuog=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/154202-teste_600x450_jpg.jpeg)
Com tantas notícias falsas, a população do bairro Brasília em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, ficou com medo e chamou polícia, na tarde desta quinta-feira (14), após pesquisadores chegarem em suas casas informando que trabalhavam para o Ibope e que estavam realizando testes rápidos de Covid-19. Dos pesquisadores foram detidos, mas a confusão foi esclarecida: o Ibope está realizando um estudo inédito que visa mapear a evolução do Coronavírus no Brasil.
O Portal 7 Segundos, entrou em contato com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística que confirmou a pesquisa. “O IBOPE Inteligência está realizando uma pesquisa sobre o novo Coronavírus em todo o Brasil chamada ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’. Esse estudo será realizado em 133 cidades do país, nos quais nossos pesquisadores visitarão 99.750 casas para realizar testes rápidos para o vírus e também entrevistar os participantes. A coordenação é da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com financiamento do Ministério da Saúde. Não há nenhum custo de participação”.
A confusão se deu porque a população não foi avisada. O Ibope enviou ofício, no dia 12 maio, solicitando apoio logístico das Secretarias Estaduais, mas nem a imprensa, nem polícia foram avisados.
O delegado da 52 DP, Fernando Lustosa, explicou a situação. “Na verdade, existe um programa do Governo Federal, juntamente com o IBGE, e estão realizando testes rápidos na população, cerca de cem mil testes serão realizados em todo o país. Só que nem a Polícia Civil e nem a Militar foram informados desses exames, e a polícia militar não tendo conhecimento, trouxe as pessoas que estavam fazendo esses testes aqui para a delegacia, e realmente confirmamos que a empresa existe e as pessoas foram liberadas para a realização do exame".
A pesquisa acontecerá em três momentos, o primeiro nesta quinta-feira (14), e os demais a cada duas semanas. Ainda segundo o Ibope todos entrevistadores foram capacitados com um treinamento presencial por uma equipe da área de saúde, treinada e coordenada por uma biomédica contratada pelo IBOPE Inteligência.
O entrevistador deverá usar equipamentos de proteção, como óculos, máscara e luvas, e visitará as pessoas em suas casas. Coletará uma gota de sangue de um dos moradores de cada domicílio e colocará o material em um aparelho que fará a análise. No tempo entre 15 e 20 minutos, o resultado será fornecido ao entrevistado e, no caso de resultado positivo, todos os demais moradores do domicílio serão testados.
Em caso de dúvida, você pode entrar em contato pelo:
[email protected]
[email protected]
0800 800 5000
11 3335 8583
11 3335 8606
11 3335 8610
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
