Cultura: Comitê de Crise vai buscar propostas para enfrentar a Covid-19
Chamamento público vai selecionar entidades culturais que integrarão Comitê
O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), órgão vinculado a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), lança nesta terça-feira (19), um chamamento público convidando entidades culturais e instituições representativas da classe artística alagoana para fazer parte do Comitê de Crise da Cultura, criado na segunda-feira (18), em reunião extraordinária do colegiado.
O Comitê de Crise é um mecanismo que visa encontrar possibilidades e dar respostas à comunidade cultural em tempos de pandemia da covid-19. O link de acesso ao chamamento público será disponibilizado no site do Conselho.
Para Felipe Guimarães, presidente do CMPC, a criação do Comitê é fundamental para posicionar a importância da cultura e de todos os seus agentes.
“A cultura tem sofrido diversas consequências em meio à pandemia, assim como diversos setores, mas com um problema peculiar. Fomos os primeiros a parar e, possivelmente, os últimos a voltar e não há uma renda contínua para seus trabalhadores, para empresas e grupos. Então é importantíssimo atuarmos juntos para buscar soluções e caminhos”, disse o presidente do CMPC.
A pandemia afetou toda a cadeia produtiva da cultura no Brasil, prejudicando de bilheteiros a artistas, bem como empresas, grupos, associações e coletivos. O Comitê de Crise surge para contemplar de modo amplo todas as representações que possuem relação com a cultura e que tiveram suas atividades impossibilitadas durante a crise mundial do coronavírus. A primeira reunião virtual do Comitê está marcada para a próxima segunda-feira (25), às 8h30.
O Comitê de Crise da Cultura será composto por todos os membros do Conselho, titulares e suplentes, além de entidades e instituições de representação artística coletiva, a exemplo de sindicatos, fóruns, associações e grupos de uma maneira geral. Veta-se, portanto, a participação de pessoas físicas e jurídicas individuais, podendo estas participar apenas por meio de representações coletivas.
“O Comitê é uma instância dentro do CMPC, mas aberta e colaborativa. Por isso, estamos lançando esse chamamento para que representações coletivas participem desse espaço. Queremos que seja amplo, diverso e, sobretudo, democrático”, finalizou Guimarães.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
