Estoque de sangue do Hemoal é o mais crítico do ano e transfusões são canceladas
Hemocentro dispõe de apenas 67 bolsas de sangue, quando deveria contar com 300
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou nesta quinta-feira (21), o estoque mais crítico do ano. O órgão conta com apenas 67 bolsas de sangue no estoque, quando deveria dispor de no mínimo 300.
Contando com apenas 22,33% do percentual de bolsas de sangue necessárias para atender às vítimas da Covid-19, de acidentes de trânsito e agressões por arma branca e de fogo, o Núcleo de Captação de Doadores apela pela solidariedade dos alagoanos. Das oito tipagens sanguíneas, duas têm apenas uma bolsa disponível (A- e B-) e as tipagens AB- e O- dispõem de apenas duas bolsas cada uma.
Consciente de que o sangue é o único remédio que pode salvar a vida do seu filho, a dona de casa Otávia Santos apela para que as pessoas doem sangue: “Em nome do meu filho, que tem doença falciforme e necessita tomar sangue frequentemente e também de outras pessoas que estão precisando de transfusão, peço encarecidamente que as pessoas compareçam ao Hemoal para doar. Hoje quem precisa é meu filho, mas, amanhã, pode ser você”.
Onde doar
Na capital alagoana, o Hemoal está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h, durante a pandemia.
Já no interior, as doações podem ser feitas em Arapiraca, no prédio do Laboratório Municipal, localizado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Como Agendar a doação
Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue, o voluntário pode agendar um horário durante a pandemia da Covid-19. Para isso, basta ligar para 3315 2109 (Hemoal Maceió) e 3539 8285 (Hemoal Arapiraca).
Os voluntários também podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas, para solicitar a Hemovan. Em dia e hora marcados, o veículo irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.
Critérios para doação
Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
O Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o procedimento, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.
Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
Veja também
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
