Após atrasos, respiradores do Governo Federal chegam a AL
Quinze equipamentos serão enviados para os leitos de UTI da Covid-19
Após quatro remessas enviadas a outros estados, chegaram nesta segunda-feira (25) em Alagoas os respiradores prometidos pelo Ministério da Saúde. Em coletiva, o governador do Estado agradeceu a chegada dos equipamentos ao ministro interino, general Eduardo Pazuello.
O Governo Federal encaminhou 30 equipamentos para o Estado, sendo 15 respiradores convencionais que já estão sendo encaminhados para capital e cidades do interior, e outros 15 são móveis para transporte e UTIs intermediárias.
“Iremos fazer os devidos testes e serão distribuídos imediatamente”, disse o secretário de saúde do Estado, Alexandre Ayres.
O governador agradeceu diretamente a Pazuello e comentou sobre a negociação. “Estava cobrando tanto que estava com vergonha. Mas precisamos de mais respiradores convencionais”.
O Estado havia solicitado 60, mas apenas 30 vieram. “Agradeço mais uma vez, mas a carência é de UTI, e por isso precisamos de equipamentos convencionais. Hoje a tarde mais uma vez ligarei para o ministro interino”.
Alagoas passa a ter 399 leitos de UTI com respiradores e aguarda 80 respiradores comprados através do Consórcio Nordeste vindos da China e da Europa, e mais 10 alugados vindos de São Paulo.