Marx Beltrão reivindica respiradores nunca entregues em Alagoas pelo Ministério da Saúde
Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional
O deputado federal Marx Beltrão cobrou do Ministério da Saúde o envio de respiradores para Alagoas. A previsão era que a União repassasse 34 equipamentos desta espécie para o estado, o que ainda não aconteceu. Na sede do Ministério, em Brasília, Beltrão protocolou documento com a reivindicação de repasse e reiterou a importância dos respiradores para o atendimento da população alagoana durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).
“Por isso, cobrei formalmente do Ministério da Saúde a entrega dos equipamentos ao Estado de Alagoas. Como parlamentar, cumpro meu dever de acompanhar e fiscalizar as ações do poder Executivo. Até agora nenhum respirador foi entregue para Alagoas de acordo com o balanço da própria pasta. A resposta precisa ser urgente e vamos seguir cobrando. Estruturar nossa saúde é determinante para atravessarmos essa fase”, disse Marx Beltrão.
No dia 20 de abril, o Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 3,3 mil respiradores da empresa brasileira KTK Indústria e Comércio Ltda. O investimento federal para a aquisição dos equipamentos anunciado foi de R$ 78 milhões. Com esta nova compra, a União afirmava ter totalizado a aquisição de 14.100 respiradores/ventiladores pulmonares para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da pandemia por coronavírus (COVID-19). Os equipamentos ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença, que apresentem dificuldades respiratórias.
“Mas, infelizmente, ainda aguardamos que os alagoanos sejam contemplados com estes equipamentos. Estamos vendo o esforço do governo do Estado e dos municípios. Nesta sexta-feira (15), por exemplo, o governador Renan Filho (MDB) entregou um novo hospital em Maceió, dando um passo significativo para ao avanço no cuidado para com a nossa gente. O governo federal precisa ser mais ágil e dar mais apoio para os entes federados neste momento”, afirmou Marx Beltrão.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
