Marx Beltrão reivindica respiradores nunca entregues em Alagoas pelo Ministério da Saúde
Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional
O deputado federal Marx Beltrão cobrou do Ministério da Saúde o envio de respiradores para Alagoas. A previsão era que a União repassasse 34 equipamentos desta espécie para o estado, o que ainda não aconteceu. Na sede do Ministério, em Brasília, Beltrão protocolou documento com a reivindicação de repasse e reiterou a importância dos respiradores para o atendimento da população alagoana durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).
“Por isso, cobrei formalmente do Ministério da Saúde a entrega dos equipamentos ao Estado de Alagoas. Como parlamentar, cumpro meu dever de acompanhar e fiscalizar as ações do poder Executivo. Até agora nenhum respirador foi entregue para Alagoas de acordo com o balanço da própria pasta. A resposta precisa ser urgente e vamos seguir cobrando. Estruturar nossa saúde é determinante para atravessarmos essa fase”, disse Marx Beltrão.
No dia 20 de abril, o Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 3,3 mil respiradores da empresa brasileira KTK Indústria e Comércio Ltda. O investimento federal para a aquisição dos equipamentos anunciado foi de R$ 78 milhões. Com esta nova compra, a União afirmava ter totalizado a aquisição de 14.100 respiradores/ventiladores pulmonares para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da pandemia por coronavírus (COVID-19). Os equipamentos ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença, que apresentem dificuldades respiratórias.
“Mas, infelizmente, ainda aguardamos que os alagoanos sejam contemplados com estes equipamentos. Estamos vendo o esforço do governo do Estado e dos municípios. Nesta sexta-feira (15), por exemplo, o governador Renan Filho (MDB) entregou um novo hospital em Maceió, dando um passo significativo para ao avanço no cuidado para com a nossa gente. O governo federal precisa ser mais ágil e dar mais apoio para os entes federados neste momento”, afirmou Marx Beltrão.
Veja também
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
