Marx Beltrão reivindica respiradores nunca entregues em Alagoas pelo Ministério da Saúde
Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional
O deputado federal Marx Beltrão cobrou do Ministério da Saúde o envio de respiradores para Alagoas. A previsão era que a União repassasse 34 equipamentos desta espécie para o estado, o que ainda não aconteceu. Na sede do Ministério, em Brasília, Beltrão protocolou documento com a reivindicação de repasse e reiterou a importância dos respiradores para o atendimento da população alagoana durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).
“Por isso, cobrei formalmente do Ministério da Saúde a entrega dos equipamentos ao Estado de Alagoas. Como parlamentar, cumpro meu dever de acompanhar e fiscalizar as ações do poder Executivo. Até agora nenhum respirador foi entregue para Alagoas de acordo com o balanço da própria pasta. A resposta precisa ser urgente e vamos seguir cobrando. Estruturar nossa saúde é determinante para atravessarmos essa fase”, disse Marx Beltrão.
No dia 20 de abril, o Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 3,3 mil respiradores da empresa brasileira KTK Indústria e Comércio Ltda. O investimento federal para a aquisição dos equipamentos anunciado foi de R$ 78 milhões. Com esta nova compra, a União afirmava ter totalizado a aquisição de 14.100 respiradores/ventiladores pulmonares para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da pandemia por coronavírus (COVID-19). Os equipamentos ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença, que apresentem dificuldades respiratórias.
“Mas, infelizmente, ainda aguardamos que os alagoanos sejam contemplados com estes equipamentos. Estamos vendo o esforço do governo do Estado e dos municípios. Nesta sexta-feira (15), por exemplo, o governador Renan Filho (MDB) entregou um novo hospital em Maceió, dando um passo significativo para ao avanço no cuidado para com a nossa gente. O governo federal precisa ser mais ágil e dar mais apoio para os entes federados neste momento”, afirmou Marx Beltrão.
Veja também
Últimas notícias
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
