ONU-Habitat lança estudos para auxiliar no enfrentamento à Covid nas grotas de Maceió
Publicações apontam, entre outras coisas, quais grotas podem estar mais vulneráveis à Covid-19
Em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o programa ONU-Habitat Brasil lançou duas notas técnicas com foco na dinâmica da situação populacional e sanitária das grotas de Maceió. Ambas as publicações podem ser encontradas no Portal Alagoas em Dados e Informações.
Desenvolvidas a partir de dados gerados pelo ONU-Habitat durante os três anos de trabalho em Alagoas, as notas têm o intuito de subsidiar o Estado na implementação de políticas de enfrentamento à pandemia de coronavírus. A primeira delas, “População das Grotas de Maceió”, traz o número estimado de moradores dos assentamentos em cada Região Administrativa da capital alagoana. A segunda, “Assentamentos precários de Maceió e a Covid-19”, aponta quais podem ser as grotas mais vulneráveis neste momento, levando em consideração as características dos moradores e dos territórios.
“Além de terem como base o Censo de 2010, os trabalhos foram realizados a partir de outros que também desenvolvemos em parceria com o Estado, como o “Perfil Socioeconômico dos moradores de grotas de Maceió” e o “Mapa Rápido Participativo”, avaliação bastante extensa e detalhada dos serviços urbanos nas grotas da capital. Acreditamos que essas duas notas irão apoiar o Governo no dimensionamento da resposta à pandemia e devem beneficiar diretamente os moradores de grotas e demais assentamentos precários de Maceió”, explica a oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes.
As publicações trazem ainda orientações como características comuns às grotas e favelas que devem ser seguidas no planejamento de medidas de enfrentamento e também iniciativas tomadas por governos e organizações locais que podem servir de inspiração para o combate à pandemia em Alagoas.
“Nesse contexto em que estamos vivendo, a produção e análise de dados e informações ganha uma outra importância. É um momento novo e que, devido à rápida propagação do vírus, requer medidas urgentes e bastante assertivas, principalmente para aqueles que estão mais vulneráveis. Com as notas, teremos condições de dar seguimento a esse trabalho de enfrentamento ao coronavírus, de forma ainda mais estratégica e munidos de dados reais e que podem ser decisivos para salvar vidas”, pontua o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.
Além das notas, o Governo, por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), já disponibilizou anteriormente outra publicação abordando a identificação das grotas de Maceió. Para conferir todas elas, basta acessar o endereço eletrônico dados.al.gov.br.
Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil inicia mapeamento em novas áreas para plano municipal de redução de riscos
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Alagoas tem 150 vagas para a Inglaterra e inscrições se encerram em quatro dias
Ambulatório de Especialidades da Uncisal passa a ofertar atendimento em Homeopatia
Polícia Civil deflagra operação de combate a furto e receptava de cabos de energia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
