Após denúncia, Prefeitura de Viçosa deve fornecer EPIs para servidores
Profissionais da saúde, limpeza e administrativos devem receber material
O Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendou que a Prefeitura de Viçosa e o gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município cumpram uma série de normas para proteger trabalhadores do contágio pela Covid-19.
Após denúncia, o MPT determinou a instauração de procedimento investigatório e expediu a recomendação com urgência.
O município deve observar, na aquisição de máscaras, luvas, óculos de proteção ou face shield, gorros, aventais, macacões e propés destinados aos profissionais que atuam em serviços de saúde, além de outra lista de equipamentos de EPIs.
Conforme a recomendação, os gestores devem manter disponível kit completo de higiene de mãos para os funcionários, utilizando sabonete líquido, álcool em gel a 70% e toalhas de papel não reciclado, além de orientar todos os trabalhadores sobre a necessidade e forma correta de higienização das mãos e no contato com olhos, nariz e boca.
Também devem receber materiais de proteção, as equipes de limpeza, assim como administrativos.
Os gestores municipais também terão que substituir bebedouros de jato inclinado disponibilizados a empregados e ao público em geral por bebedouros do tipo bombonas; manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos; e estabelecer política de autocuidado para identificação de potenciais sinais e sintomas, com posterior isolamento e contato dos serviços de saúde na identificação de casos suspeitos.