Renan Filho antecipa prorrogação do decreto de isolamento social
Governador deu entrevista ao jornal Valor Econômico, nesta quinta (28)
Em entrevista ao quadro "Os governadores e a pandemia", da Live do Valor, do jornal Valor Econômico, nesta quinta-feira (28), o governador Renan Filho (MDB) afirmou que deve ampliar o período de quarentena em Alagoas que terminaria no próximo domingo (31).
Mesmo com a curva de casos de Covid-19 em ascensão no Estado, Renan Filho descartou decretar “lockdown” neste momento e revelou, ainda, que pretende endurecer medidas de distanciamento social para algumas atividades econômicas, ao mesmo tempo em que pretende trabalhar para outros setores voltem à normalidade.
“A tendência é de prorrogar o decreto e discutir se há possibilidade de iniciar, de maneira segura, medidas de relaxamento para o setor produtivo. Podemos modificar as medidas de isolamento e agir de maneira mais pontual”, afirmou o governador.
Ministro da Saúde
Questionado sobre as recentes trocas no comando do Ministério da Saúde em plena pandemia, Renan Filho criticou a descontinuidade da gestão na Pasta. “Trocar muitas vezes ministro num momento de pandemia é ruim”, disse.
Compra de respiradores
Durante a live, o governador afirmou que apenas o governo federal, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, tem um espaço amplo de diálogo com outros países para a compra de equipamentos para enfrentar a pandemia. “Os Estados não têm ferramentas”, disse, reclamando em seguida que o país não tem conseguido comprar respiradores no mercado internacional.
Dubiedade de estratégias no combate à Covid-19
Renan Filho criticou a “dubiedade da estratégia” de combate à Covid-19, com os Estados defendendo medidas de distanciamento social e o presidente pregando pelo fim da quarentena, e disse que o país ficou dividido. O governador reclamou também da falta de embasamento técnico e científico de determinações do presidente.
Retomada da economia
Na live, o governador disse que é preciso buscar uma retomada econômica sólida, mas de “maneira serena”. Em Alagoas, ele relatou a perda de receita em torno de 10% em abril e disse que a tendência para maio é de perda de 21% da receita.
Renan Filho afirmou que a recomposição de recursos por parte do governo federal será apenas “parcial” e disse que a estimativa de novas despesas no Estado com a covid-19 é de R$ 100 milhões, se a pandemia durar entre três e quatro meses.
Veja a live na íntegra:
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
