Renan Filho antecipa prorrogação do decreto de isolamento social
Governador deu entrevista ao jornal Valor Econômico, nesta quinta (28)
Em entrevista ao quadro "Os governadores e a pandemia", da Live do Valor, do jornal Valor Econômico, nesta quinta-feira (28), o governador Renan Filho (MDB) afirmou que deve ampliar o período de quarentena em Alagoas que terminaria no próximo domingo (31).
Mesmo com a curva de casos de Covid-19 em ascensão no Estado, Renan Filho descartou decretar “lockdown” neste momento e revelou, ainda, que pretende endurecer medidas de distanciamento social para algumas atividades econômicas, ao mesmo tempo em que pretende trabalhar para outros setores voltem à normalidade.
“A tendência é de prorrogar o decreto e discutir se há possibilidade de iniciar, de maneira segura, medidas de relaxamento para o setor produtivo. Podemos modificar as medidas de isolamento e agir de maneira mais pontual”, afirmou o governador.
Ministro da Saúde
Questionado sobre as recentes trocas no comando do Ministério da Saúde em plena pandemia, Renan Filho criticou a descontinuidade da gestão na Pasta. “Trocar muitas vezes ministro num momento de pandemia é ruim”, disse.
Compra de respiradores
Durante a live, o governador afirmou que apenas o governo federal, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, tem um espaço amplo de diálogo com outros países para a compra de equipamentos para enfrentar a pandemia. “Os Estados não têm ferramentas”, disse, reclamando em seguida que o país não tem conseguido comprar respiradores no mercado internacional.
Dubiedade de estratégias no combate à Covid-19
Renan Filho criticou a “dubiedade da estratégia” de combate à Covid-19, com os Estados defendendo medidas de distanciamento social e o presidente pregando pelo fim da quarentena, e disse que o país ficou dividido. O governador reclamou também da falta de embasamento técnico e científico de determinações do presidente.
Retomada da economia
Na live, o governador disse que é preciso buscar uma retomada econômica sólida, mas de “maneira serena”. Em Alagoas, ele relatou a perda de receita em torno de 10% em abril e disse que a tendência para maio é de perda de 21% da receita.
Renan Filho afirmou que a recomposição de recursos por parte do governo federal será apenas “parcial” e disse que a estimativa de novas despesas no Estado com a covid-19 é de R$ 100 milhões, se a pandemia durar entre três e quatro meses.
Veja a live na íntegra:
Veja também
Últimas notícias
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
