Em entrevista à CNN, Renan Filho comenta possibilidade de lockdown
Ocupação de leitos de UTI chega a 70% na rede pública do Estado

Em entrevista ao Programa Novo Dia, da CNN Brasil, na manhã desta segunda-feira (25), o governador Renan Filho (MDB) disse que a possibilidade de lockdown não está descartada em Alagoas devido ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Alagoas tem um total de 6.214 casos confirmados do novo coronavírus e 316 óbitos. Por outro lado, o governador afirmou que a eficiência da medida não tem sido comprovada na prática em alguns estados que optaram pelo mais rígido confinamento.
"A gente tem conversado diariamente com a população alagoana para apresentar essa possibilidade [lockdown] e dizer que é fundamental que as pessoas contribuam e colaborem com as medidas de isolamento social porque somente elas, nesse momento, são capazes de evitar o adoecimento ao mesmo tempo e assim colapsar a rede hospitalar. Entretanto, as medidas mais duras tomadas em algumas regiões do país não tem demonstrado na prática a elevação do isolamento social", explicou o governador.
Renan Filho aproveitou para reforçar a importância do isolamento social e da colaboração da população nesse momento em que é preciso evitar a contaminação pelo novo coronavírus e a superlotação do hospitais.
“Nós esperamos que a população colabore, porque em Alagoas estamos agindo de duas maneiras neste momento: por um lado o estado amplia a rede de oferta de saúde com novos leitos clínicos e de UTI e, por outro lado, pede ao cidadão que colabore com as medidas de isolamento social e exige alguns procedimentos como o uso de máscara.”, disse.
Com relação a criação de leitos na rede pública, o governador esclareceu que Alagoas atingiu, no último fim de semana, a marca de mil leitos exclusivos para tratar pacientes infectados pela Covid-19. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chega a 70% na rede pública do Estado. Já a rede privada tem operado em sua capacidade máxima.
"Antes dessa crise, Alagoas tinha apenas na rede pública 180 leitos de UTI, nós mais do que dobramos. E um grande problema do Nordeste, diferentemente do Sul e Sudeste do país é que nas regiões mais pobres do país a rede privada de saúde é menor que a rede pública, de maneira que não há mais vagas na rede privada. Por tanto a rede pública passou a ser única porta para atender toda população", complementou o governador.
O governador salientou ainda o contraste existente em relação à oferta dos leitos clínicos e de UTI da rede pública e privada entre os estados do Sul e Sudeste com os estados do Nordeste.
“Uma grande diferença do Nordeste, diferentemente do Sul e Sudeste do país, é que nessas regiões mais pobres, a rede privada e filantrópica é menor do que a rede pública. Aqui já não há mais vagas na rede privada. Portanto o Sistema Único de Saúde (SUS) passa ser a única porta de entrada para atender toda a população, diferente do que ocorre no Sul e Sudeste”, explicou.
Cloroquina
Questionado sobre a polêmica em torno do uso da cloroquina, o governador também destacou o uso que vem sendo feito nos hospitais do estado, mas que não tem seguido as recomendações do Ministério da Saúde.
"Nós já estávamos utilizando a cloroquina em Alagoas antes da alteração do protocolo do Ministério da Saúde. Não para casos leves, porque a Sociedade Alagoana de Infectologia estabeleceu um procedimento no Estado que oferece medicamento para casos de internação hospitalar. De maneira, que nós vamos seguir utilizando a cloroquina seguindo a recomendação médica local", afirmou Renan.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
