Covid-19: Secretaria de Saúde estabelece critérios para manejo de corpos
Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta (03)
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estabeleceu critérios para o manejo de corpos suspeitos ou confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (03), cemitérios, funerárias e unidades de saúde deverão seguir as determinações.
A publicação estabelece que a urna funerária, após ser devidamente lacrada e entregue à família, não deverá ser aberta. Caso o óbito tenha ocorrido em ambiente domiciliar, a família deverá desinfectar todos os ambientes e objetos do domicílio.
As unidades de saúde não poderão enviar casos de óbito suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Caso a colheita de material biológico não tenha sido feita em vida, deve-se proceder a coleta no serviço de saúde, por meio de swab na cavidade nasal e de orofaringe, para posterior investigação pela equipe de vigilância local.
Para contratação do serviço funerário, familiares devem informar ao responsável pelo local acerca do contágio pela Covid-19, se fazem parte do grupo de risco e se estiveram em contato nos últimos dias com alguém que tenha contraído o coronavírus, com finalidade de proteger os colaboradores do serviço funerário, e demais que eventualmente venham a manusear o corpo.
Fica recomendado que todas as urnas sejam identificadas com adesivo não degradáveis por conta de inumação, contendo as informações do cadáver e o risco biológico antes do sepultamento.
A publicação também estabelece que funcionários das unidades de saúde, cemitérios e funerárias da capital deverão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) completos e adequados.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
