Covid-19: Secretaria de Saúde estabelece critérios para manejo de corpos
Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta (03)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estabeleceu critérios para o manejo de corpos suspeitos ou confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19). De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (03), cemitérios, funerárias e unidades de saúde deverão seguir as determinações.
A publicação estabelece que a urna funerária, após ser devidamente lacrada e entregue à família, não deverá ser aberta. Caso o óbito tenha ocorrido em ambiente domiciliar, a família deverá desinfectar todos os ambientes e objetos do domicílio.
As unidades de saúde não poderão enviar casos de óbito suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Caso a colheita de material biológico não tenha sido feita em vida, deve-se proceder a coleta no serviço de saúde, por meio de swab na cavidade nasal e de orofaringe, para posterior investigação pela equipe de vigilância local.
Para contratação do serviço funerário, familiares devem informar ao responsável pelo local acerca do contágio pela Covid-19, se fazem parte do grupo de risco e se estiveram em contato nos últimos dias com alguém que tenha contraído o coronavírus, com finalidade de proteger os colaboradores do serviço funerário, e demais que eventualmente venham a manusear o corpo.
Fica recomendado que todas as urnas sejam identificadas com adesivo não degradáveis por conta de inumação, contendo as informações do cadáver e o risco biológico antes do sepultamento.
A publicação também estabelece que funcionários das unidades de saúde, cemitérios e funerárias da capital deverão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) completos e adequados.
Veja também
Últimas notícias
Escolinha de futebol esclarece que não tem relação com treinador preso em Maceió

Carro pega fogo no meio da rua no bairro Ouro Preto, em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa assina ordem de serviço para o início das obras do Cras Planalto nesta terça

João Campos deve ser eleito presidente nacional do PSB com apoio dos socialistas de Alagoas

Homem suspeito de agredir companheira com socos, tapas e empurrões é preso em Maceió

Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
